Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Economia e Finanças > Juros registam ligeiro alívio na Zona Euro – Mercados num minuto

Juros registam ligeiro alívio na Zona Euro – Mercados num minuto

Incerteza sobre Trump penaliza Ásia e tecnológicas chinesas abrandam. Europa recupera

As ações caíram por toda a Ásia, numa altura em que as preocupações com um realinhamento das prioridades geopolíticas dos EUA a pesam sobre o sentimento de risco.

Hang Seng, de Hong Kong, caiu 1,1%. Já o Shanghai Composite ficou pratiamente inalterado. No Japão, o Topix cedeu 1,1% e o Nikkei recuou 1,2%. Na Coreia do Sul, o Kospi perdeu 0,65%.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está a aumentar a pressão sobre a Ucrânia para chegar a um acordo de paz com a Rússia, levantando preocupações entre os aliados europeus de que os norte-americanos vão voltar atrás após anos de apoio à Europa de Leste. Trump também aumentou a incerteza sobre as tarifas ao abordar uma taxa de 25% sobre importações de madeira.

“Os mercados estão a ficar nervosos com a abordagem que o Trump está a adotar para resolver o conflito Rússia-Ucrânia e temem uma reviravolta aqui”, disse Charu Chanana, da Saxo Markets, à Bloomberg.

Trump disse ainda que seria possível chegar a um novo acordo comercial com a China, e deu a entender que está aberto a evitar uma luta entre Washington e Pequim.

Por outro lado, os resultados trimestrais ainda estão no centro das atenções dos investidores. A recuperação das ações de tecnologia fazem agora uma pausa, já que os analistas consideraram os ganhos do setor “exagerados”, cita a Bloomberg, embora os recentes comentários de Trump sobre um acordo comercial com a China tenham ajudado a aliviar o nervosismo. 

Assim, as ações do Alibaba Group Holding caíram 4,6%, enquanto os investidores se concentram na apresentação dos resultados da empresa esta quinta-feira, depois de ter registado uma recuperação provocada pela DeepSeek e ter acrescentado mais de 110 mil milhões de dólares em capitalização bolsista. 

A Meituan cedeu até 6,9% após ter divulgado planos para expandir a proteção da segurança social a mais trabalhadores. 

Na Europa, as bolsas sofreram a maior queda em mais de dois meses na sessão anterior, numa altura em que os investidores digerem as novas tarifas anunciadas por Donald Trump e reagem às declarações de Isabel Schnabel, membro do Banco Central Europeu. Os futuros da Europa apontam para pequenos ganhos, com o Stoxx 50 a avançar 0,2%.



#Juros #registam #ligeiro #alívio #Zona #Euro #Mercados #num #minuto

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *