Francês ganha relevância no onze do SC Braga e ao fazer o golo da vitória diante do Nacional obteve o triunfo semanal
Dois jogadores partilham o topo semanal com registo tirado a papel químico — médio defensivo, autor do solitário golo da vitória, designado como o melhor em campo e com idêntica pontuação pela exibição produzida — pelo que o critério de mais minutos realizados desempatou a favor do bracarense Gorby, 22 anos, e O jogador mais valioso de A BOLA da jornada.
)
Para lá do lance que definiu o encontro respondendo ao passe sem mácula de Roger, o francês (também com nacionalidade haitiana) esteve irrepreensível a preencher o miolo arsenalista. Chegado em 2019 a Braga depois da formação feita em Nantes onde nasceu, passou pelos escalões jovens antes de chegar ao plantel profissional em 2021/22. Soma agora 29 jogos e apontou o segundo golo após o decisivo no triunfo em Alvalade (2-1) em janeiro de 2022. De regresso esta época após cedência ao Paços de Ferreira, está gradualmente a ganhar influência no onze bracarense somando 15 presenças na Liga: 10 a titular, sete delas nas últimas jornadas.
)
Destaque também para o búlgaro Andrian Kraev, autor do golo do triunfo do Casa Pia; Óscar Aranda, presente nos dois golos do Famalicão (soberbo a construir e fazer o primeiro e decisivo a iniciar a jogada do segundo); e Dylan Nandín, entrado ao intervalo para participar nos lances do empate do Arouca.
Referência ainda para Gustavo Mendonça e Jandro Orellana, que saltaram do banco para marcar e dar pontos às respetivas equipas.
Médio mais valioso mora na Luz
Com o campeonato a entrar no seu terço final Viktor Gyokeres — que cinco jornadas depois regressou aos golos na Vila das Aves — conserva a liderança da classificação de O jogador mais valioso de A BOLA da Liga mas viu ser reduzida a vantagem sobre Trincão, que tal como na semana anterior participou nos golos do empate leonino: cruzou no primeiro e abriu para Maxi Araújo assistir o sueco no segundo. Tal como se esperava desde a ida de Nico González para Inglaterra, Kokçu (belo passe para o segundo golo dos encarnados e conversão do penálti que fez o terceiro na Luz) subiu ao pódio e é o mais valioso dos médios, rendendo o espanhol que comandava a tabela dos centrocampistas há 14 jornadas!
)
Entre os melhores registou-se a subida de Álvaro Carreras (5.º) numa jornada que sorriu ao Benfica, pois Akturkoglu (9.º com assistência saindo do banco) regressou ao top-10 e Pavlidis — nas últimas quatro jornadas fez quatro golos, tantos como nas anteriores 19! — pulou cinco posições até ao 15.º lugar.
)
Menção ainda para o salto de seis degraus de Gabriel Batista (21.º) agora segundo dos guarda-redes atrás de Diogo Costa. Ao iniciar o lance do golo da vitória do SC Braga Ricardo Horta volta a figurar nos trinta da frente.
)
#Gorby #foi #jogador #mais #valioso #23.ª #jornada #Liga