Os direitos aduaneiros de 25% sobre as importações do Canadá e México para o mercado norte-americano vão mesmo avançar esta terça-feira, anunciou Donald Trump. Já as tarifas recíprocas avançam a 2 de abril, acrescentou ainda o presidente dos EUA esta segunda-feira.
Desta forma acabam as esperanças de um acordo de última hora que evitaria a escalada para uma guerra comercial com os principais parceiros comerciais dos EUA. “Está tudo pronto. Entram em vigor amanhã”, afirmou o presidente norte-americano em conferência de imprensa.
A “ordem executiva” pressupunha a imposição de tarifas a partir de 3 de fevereiro. No entanto, Trump adiou os planos por um mês depois dos dois vizinhos dos EUA se comprometeram a tomar medidas para resolver problemas nas respetivas fronteiras.
Na semana passada, Trump já tinha confirmado que a imposição de tarifas entraria em vigor esta terça-feira, queixando-se de que drogas ilícitas continuam a entrar no “país a partir do México e do Canadá a níveis muito elevados e inaceitáveis”.
“Se Trump está a impor tarifas, estamos prontos”, garantiu a ministra dos Negócios Estrangeiros do Canadá, Mélanie Joly, em reação às declarações de Trump. “Estamos prontos com 155 mil milhões de dólares em tarifas e estamos prontos com a primeira parcela de tarifas, que é de 30 mil milhões de dólares”, acrescentou.
Joly disse que o Canadá tem um plano fronteiriço muito forte e explicou isso aos responsáveis da administração Trump na semana passada. A chefe da diplomacia canadiana realçou também que os esforços diplomáticos continuam.
O chefe de Estado norte-americano revelou ainda que vai acrescentar outra tarifa de 10% sobre os produtos da China, além dos 10% iniciais que implementou no mês passado.
No mesmo dia, Trump avisou, na rede social TruthSocial, que os EUA vão impor tarifas aduaneiras sobre produtos agrícolas importados a partir de 2 de abril.
“Para os grandes agricultores dos Estados Unidos: Preparem-se para começar a produzir muitos produtos agrícolas para serem vendidos dentro dos Estados Unidos. As tarifas serão aplicadas aos produtos externos a 2 de abril. Divirtam-se!”, declarou o presidente norte-americano esta segunda-feira.
Trump não detalhou quais serão os produtos afetados nem se haverá exceções. Também não é claro se esta medida faz parte do seu plano para implementar tarifas “recíprocas” sobre a maioria dos parceiros comerciais dos EUA.
#Tarifas #dos #EUA #sobre #importações #México #Canadá #arrancam #esta #terçafeira