País
Um dia antes do debate no Parlamento da moção de censura ao Governo, o líder do PS, Pedro Nuno Santos, trajou-se a rigor e encarnou o papel de careto, numa visita ao Carnaval de Podence, em Trás-os-Montes.

Instagram PS e Pedro Nuno Santos
O secretário-geral do Partido Socialista (PS) esteve, esta terça-feira, na aldeia de Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros, em Trás-os-Montes. Pedro Nuno Santos vestiu o tradicional traje de careto para participar nos festejos de Carnaval.
O líder socialista pode ser visto, com as vestes de careto, em várias imagens publicadas, esta tarde, nas páginas do PS e de Pedro Nuno Santos, na rede social Instagram.
“Um dos carnavais mais genuínos de Portugal, onde tradição, identidade e animação andam de mãos dadas. Bom Carnaval a todos!”, lê-se na legenda que acompanha as fotos.
O Carnaval de Podence – o chamado “Entrudo Chocalheiro” – é uma imagem de marca da aldeia transmontana, tendo já recebido o selo de Património Cultural Imaterial da Humanidade. Segundo a tradição, os caretos – com as suas máscaras e trajes coloridos – achocalham as mulheres pelas ruas de Podence, num ato simbólico que remete para antigos rituais agrários e de fertilidade. Estes festejos de Carnaval atraem à aldeia, todos os anos, muitos e muitos visitantes.
#Pedro #Nuno #veste #pele #careto #Entrudo #Chocalheiro