Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Economia e Finanças > Portugal entre os países da UE onde emprego mais cresceu no quarto trimestre de 2024

Portugal entre os países da UE onde emprego mais cresceu no quarto trimestre de 2024

Portugal registou o terceiro maior crescimento do emprego na União Europeia (UE) no último trimestre de 2024, com a população empregada a subir 0,5%, a par com a Grécia, face aos três meses anteriores, segundo os dados divulgados esta sexta-feira pelo Eurostat.

Entre outubro e dezembro, o crescimento do emprego abrandou uma décima, para 0,1%, na Zona Euro, enquanto no conjunto dos 27 Estados-membros do bloco comunitário aumentou 0,2%, após ter-se mantido estável no terceiro trimestre.

Crescimento do emprego face ao terceiro trimestre

Fonte: Eurostat

Só a Roménia (+2,0%) e a Espanha (+0,9%) tiveram um desempenho melhor que o de Portugal na variação em cadeia. Croácia, Finlândia (ambas -0,4%), Letónia e Suécia (ambas -0,2%) tiveram os maiores decréscimos.

Na comparação homóloga, o número de pessoas empregadas cresceu 0,7% na área da moeda única e 0,5% na UE no último trimestre de 2024, quando no terceiro trimestre os aumentos foram de 1,0% e 0,8%, respetivamente.

Entre os 27 Estados-membros, a Croácia (4,2%), Malta (3,8%) e a Irlanda (2,5%) registaram os maiores crescimentos homólogos do indicador, enquanto a Letónia (-1,0%), a Polónia e Finlândia (-0,8%) e a Suécia (-0,6%) apresentaram os principais recuos. Portugal teve uma subida homóloga de 1,7%.

No que toca às horas trabalhadas, verificaram-se aumentos de 0,6% na área do euro e de 0,5% na UE no quarto trimestre de 2024 face ao trimestre anterior. Em comparação com o período homólogo, as horas trabalhadas subiram 1,6% entre os países da moeda única e 1,0% no bloco comunitário.

O Eurostat estima ainda que, nos últimos três meses do ano passado, havia 219,7 milhões de pessoas empregadas na União Europeia, das quais 171,2 milhões na Zona Euro. Nesse período, a produtividade baseada em pessoas terá aumentado 0,4% na área do euro e 0,8% na UE, em comparação com o trimestre homólogo.

#Portugal #entre #países #onde #emprego #mais #cresceu #quarto #trimestre

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *