Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Política > Um encontro para ajudar mulheres escritoras a publicarem seus livros | Literatura

Um encontro para ajudar mulheres escritoras a publicarem seus livros | Literatura

Os artigos da equipa do PÚBLICO Brasil são escritos na variante da língua portuguesa usada no Brasil.

Acesso gratuito: descarregue a aplicação PÚBLICO Brasil em Android ou iOS.

Publicar e ler livros de mulheres escritoras é o objetivo da reunião da Amora, que será realizada neste sábado (08/03), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na Livraria Inquieta, em Lisboa. No encontro, em que estará presente Vanessa Almeida, da livraria Amora Barcelona, o tema será o processo criativo.

A reunião, que será mensal, marcará o início das atividades da Amora em Portugal. “Nosso objetivo, com os encontros mensais, é ajudar a escrever. Vamos falar sobre como criar a rotina da escrita, partilhar textos, apresentar exercícios para destravar a escrita. Vamos trazer pessoas do mundo literário que possam explicar como as editoras fazem a seleção dos trabalhos, revisores, capistas”, explica a jornalista e produtora de conteúdos Fernanda Ávila, 49 anos, que organiza o encontro.

Quer receber notícias do PÚBLICO Brasil pelo WhatsApp? Clique aqui.

A Amora surgiu no Brasil para contrariar a tendência do mercado editorial de deixar as mulheres em segundo plano. Segundo os dados levantados pela Amora, entre 1965 e 2014, apenas 30% dos livros publicados no Brasil tiveram mulheres como autoras, e cerca de 20% dos prêmios Jabuti para o melhor romance foram entregues a escritoras. E não é só no Brasil. Apenas 16 dos 117 prêmios Nobel foram para mulheres e apenas oito receberam o prêmio Camões, o principal da literatura de língua portuguesa, que já foi entregue 34 vezes.

Mulheres estreantes

Portugal será o terceiro país em que a Amora vai existir. “A Amora no Brasil é um clube de assinatura de livros escritos por autoras contemporâneas. Por um valor mensal, quem assina recebe uma caixinha com um livro, um cartão postal e um conto de uma autora estreante”, relata Fernanda. Neste momento, o clube no Brasil já conta com perto de 350 assinantes.

Do Brasil, a Amora desembarcou em Barcelona, Espanha. Ali, foi criada a livraria Amora Libros, onde são organizados clubes de leitura, debates, oficinas de escrita e outras atividades.



As estatísticas mostram que as mulheres escritoras sempre foram relegadas a segundo plano
Divulgação

Segundo Fernanda, que resolveu mudar de vida e está há dois anos morando em Portugal, onde veio com a família depois de a filha mais velha entrar numa faculdade portuguesa, serão trazidas escritoras para conversar nas próximas sessões da Amora em Portugal. “No próximo encontro virá a Paula Gikovate”, conta, referindo-se à autora dos livros Notas Sobre a Impermanência e Este é um Livro Sobre o Amor.

Para quem quiser se lançar na escrita, a proposta é o projeto Pé de Amora, que escolherá entre as participantes dos encontros dois contos que serão impressos e distribuídos para assinantes da Amora no Brasil. O prazo previsto para o Pé de Amora é de seis meses.



#encontro #para #ajudar #mulheres #escritoras #publicarem #seus #livros #Literatura

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *