Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Política > Os NAPA ganharam o Festival da Canção | Música

Os NAPA ganharam o Festival da Canção | Música

Deslocado, hino sobre estar longe de casa interpretado pela banda madeirense NAPA, é a canção vencedora do Festival da Canção de 2025. Serão eles que representarão Portugal na Eurovisão em Basileia, na Suíça, em Maio. A final, apresentada por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim, decorreu este sábado, 8 de Março, à noite e foi renhida até ao fim.

Os júris de cada uma das sete regiões deram cada um a pontuação máxima a uma canção diferente. Deslocado teve os mesmos 17 pontos que Cotovia, de Diana Vilarinho, que ganhou o prémio do júri, mas, em caso de empate, é quem ganha o prémio do público a vencer no fim. Cotovia ficou assim em segundo lugar. O voto máximo do público foi para I wanna destroy you, de HENKA, que ficou em quarto, com Medo, de Fernando Daniel, em terceiro. Em quinto ficou a Tristeza de JOSH.



As outras canções a concurso, pela ordem em que ficaram qualificadas, foram Calafrio, de Jéssica Pina, Apago tudo, dos bombazine, a outra banda de rock que estava na final, A minha casa, de Marco Rodrigues, Eu sei que o amor, de Margarida Campelo, Adamastor, de Peculiar, Rapsódia da Paz, de emmy Curl, e Ninguém, de Bluay.

A cerimónia arrancou com um segmento em jeito de falso documentário onde se imaginava uma realidade em que Portugal ganhou a Eurovisão todos os anos depois da vitória de Amar pelos dois, de Luísa Sobral para o irmão Salvador, com recurso a inteligência artificial para pôr a cara dos apresentadores nos vencedores reais.

Além das canções a concurso, houve ainda uma homenagem, pelos Expresso Atlântico, The Legendary Tigerman e Ana Lua Caiano, a Carlos Paredes — com direito à letra de Verdes anos, raramente cantada. iolanda, a vencedora de 2024, interpretou uma nova versão de Grito, a canção com que chegou à final da Eurovisão na Suécia.

Houve ainda outra homenagem, à Suíça da Eurovisão, com João Borsch, Maria João e HUCA, vozes que defenderam canções na edição do ano passado de Festival da Canção. Interpretaram as três canções com que o país ganhou a competição europeia: Refrain, no primeiro ano em que decorreu, 1956, originalmente saída da voz de Lys Assia, The Code, cantada por Nemo no ano passado, e Ne partez pas sans moi, interpretada por Céline Dion em 1988.

Os NAPA nasceram na Madeira em 2013, sob o nome Men On The Couch. Lançaram o primeiro disco, Senso Comum, em 2019, e mudaram de nome para NAPA em 2023, ano de Logo se vê.

#NAPA #ganharam #Festival #Canção #Música

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *