Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Notícias de meteorologia > Paisagens, lendas e gastronomia com sotaque próprio: um roteiro do Porto a Viana do Castelo

Paisagens, lendas e gastronomia com sotaque próprio: um roteiro do Porto a Viana do Castelo

País

Um roteiro pelo Norte, para ouvir fado no Porto, revelar uma lenda curiosa de Ponte de Lima e mostrar o melhor de Viana do Castelo, entre muitas outras sugestões culturais e de lazer, sempre entre paisagens fantásticas e pratos regionais com sabor e sotaque próprio.

Cidade costeira no noroeste de Portugal, é de visita obrigatória para quem gostar de História, cultura, arquitetura, vinho, boa gastronomia e pessoas simpáticas e frontais, que tão bem acolhem os visitantes. Seis pontes imponentes elevam-se sobre o Porto, onde se pode fazer um percurso sobre o rio. 

A Invicta

Fado no Porto pode ser uma boa surpresa, mas há já uma mão cheia de casas que o servem com algum rigor. De bom tom é não perder uma visita à Livraria Lello. Recomenda-se também uma ida à Igreja de São Francisco, ao Palácio da Bolsa, do séculoXIX, à Torre dos Clérigos, ao Mercado do Bolhão, à Casa da Música, a Serralves ou ao Museu de Mobiliário Antarte, que conta mil anos de História da Marcenaria. E não deixe de dar um passeio pelos Jardins do Palácio de Cristal.  

Cidade Invicta, título dado por Dona Maria II, sucessora de D.Pedro, é terra de pratos fortes, como as Tripas à Moda do Porto ou as Francesinhas. 

Um desvio por Ponte de Lima

Ponte de Lima, que celebra 900 anos dia 4 de março, é ponto de passagem de peregrinos do Caminho de Santiago. Não faltam sugestões de visita: a Igreja Matriz, a Capelinha das Pereiras, os museus de Terceiros e do brinquedo.  

Há ainda uma lenda que persiste: o rio Lima, era chamado de Lethes, pelos romanos, que significa esquecimento. Os que o atravessassem perderiam a memória. Assim surge o episódio da Legião Romana que, ao chegar à margem do rio, se te recusado a galgá-lo. Perante esse cenário, o comandante nadou até à margem oposta e chamou, um a um, cada legionário, pelo seu nome, provando assim que a perda de memória não passava de um mito.  

Na continuação está o açude onde, num mural colorido, se homenageia o canoísta olímpico Fernando Pimenta, junto ao Clube Náutico que já viu nascer cinco campeões mundiais e soma oito títulos de campeões da Europa.  

Terminar em Viana do Castelo

De Ponte de Lima a Viana do Castelo é um saltinho. Faz parte da rede portuguesa de Cidades Saudáveis e integra as cidades Cittaslow. Foi um dos principais portos de pesca do bacalhau. Agora também é conhecida pelo Centro de Surf de Viana, criado em 1989, e pelo Centro de Alto Rendimento que ali existe desde 2013. 

Em Agosto, Viana atrai milhares de pessoas à Romaria de Nossa Senhora da Agonia, que se realiza desde 1772. É a maior de Portugal continental e ali as mordomas dão nas vistas, pelos trajes e pelo ouro.  

E se gosta do vestuário tradicional de mordomas, morgadas, solteiras, viúvas e casadas, com lenços de chita e palmitos dourados, vá ao Museu do Traje. Agora neste espaço integra-se também o museu do ouro. Mostra libras, contas, arrecadas, brincos à rainha, do sécXIX, as típicas borboletas e corações, a cheio ou em filigrana.Na mesma rua estão as míticasbolas...mas não de Berlim.

#Paisagens #lendas #gastronomia #sotaque #próprio #roteiro #Porto #Viana #Castelo

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *