Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Rádio e Televisão > Aguiar-Branco diz que Pedro Nuno “fez pior à democracia em seis dias” do que Ventura em seis anos

Aguiar-Branco diz que Pedro Nuno “fez pior à democracia em seis dias” do que Ventura em seis anos

Crise Política

O antigo ministro da Justiça considerou que a polémica das últimas semanas sobre a empresa Spinumviva, atualmente detida pelos filhos de Luís Montenegro, “é uma questão de regime”.

Aguiar-Branco diz que Pedro Nuno "fez pior à democracia em seis dias" do que Ventura em seis anos

JOSÉ SENA GOULÃO/Lusa

Aguiar-Branco acusou esta quarta-feira o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, de ter feito “pior à democracia em seis dias do que André Ventura em seis anos”, numa intervenção no Conselho Nacional do PSD.


Segundo fontes presentes na reunião, que decorre à porta fechada, e salientando falar na qualidade de militante e não na de presidente da Assembleia da República,
o antigo ministro da Justiça considerou que a polémica das últimas semanas sobre a empresa Spinumviva, atualmente detida pelos filhos de Luís Montenegro, “é uma questão de regime”.


José Pedro Aguiar-Branco disse não considerar normal que um deputado possa definir o que é um valor justo para serviços prestados por uma empresa, que “um líder de um partido fundador da democracia” possa dizer o que se pode ou não fazer fora da política ou que um deputado se possa “substituir à Polícia Judiciária ou ao Ministério Público, para perseguir outros deputados, ministros ou primeiros-ministros”.


O
antigo líder parlamentar do PSD defendeu que foi aberta uma “porta perigosa” quando se começaram a utilizar as comissões parlamentares de inquérito para “atacar pessoas” e “para efeitos de devassa e voyeurismo”.


Aguiar-Branco referiu-se, em particular, à comissão de inquérito imposta pelo Chega sobre o caso das gémeas luso-brasileiras, dizendo se quis colocar
“o Presidente da República a responder pelos filhos”, e agora, no caso da Spinumviva, se pretendia “pôr os filhos a responder pelo pai”.


“O Chega inventou a técnica, o PS institucionalizou. O Pedro Nuno Santos fez pior à democracia em seis dias do que André Ventura em seis anos”, considerou.


Aguiar-Branco considerou que Luís Montenegro até “foi longe de mais” nas explicações e que o problema “não é este ou aquele primeiro-ministro”, mas “uma questão de regime”.


“O problema é que não há uma pessoa de bem que tenha visto o que se passou por estes dias e não tenha dito: ‘eu na política? nunca”, disse, retomando uma ideia que também tinha sido defendido no arranque do Conselho Nacional pela ex-líder do PSD Manuela Ferreira Leite.

#AguiarBranco #diz #Pedro #Nuno #fez #pior #democracia #seis #dias #Ventura #seis #anos

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *