Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Economia e Finanças > Mais de um terço dos portugueses acredita que nível de vida vai piorar em cinco anos

Mais de um terço dos portugueses acredita que nível de vida vai piorar em cinco anos

Mais de um terço dos portugueses antecipa que, nos próximos cinco anos, o seu nível de vida vai piorar, uma percentagem ligeiramente acima da média da União Europeia (UE), concluiu o Eurobarómetro divulgado esta terça-feira.

A percentagem mais alta dos portugueses inquiridos pelo Parlamento Europeu (PE), embora menos de metade (42%), acredita que o seu modo de vida não se irá alterar, enquanto a menor fatia da população (14%) antevê melhorias. No conjunto europeu, as melhorias são percecionadas pela mesma proporção dos entrevistados, mas a maioria (51%) considera que não haverá mudanças até 2030.

Tanto os portugueses como os europeus em geral afirmam que a UE deveria ter mais meios e ser mais unida para responder aos desafios globais. No que diz respeito ao futuro, apelam a maior concentração em temas de competitividade, economia e indústria (41% em Portugal e 32% na UE) e defesa e segurança (39% e 26%, pela mesma ordem) para a UE reforce a sua posição no mundo.

Ainda assim, quase todos os portugueses que participaram neste inquérito (91%) dizem que o país beneficiou de ser um Estado-membro da UE desde 1985 (então CEE – Comunidade Económica Europeia), sobretudo pela contribuição para o crescimento económico (46%) e por, através da UE, ganhar mais voz no mundo (37%) e ter mais oportunidades de trabalho (33%).

Quando questionados sobre a imagem que têm do PE (muito positiva, bastante positiva, neutra, bastante negativa ou muito negativa), a maior parte dos portugueses (67%) respondeu “muito positiva”, o que significa mais 26 pontos percentuais do que os europeus como um todo.

À pergunta sobre se, pessoalmente, gostariam de ver o PE a desempenhar um papel mais ou menos importante, seis em cada dez disseram que sim (67% em Portugal e 62% na UE).

Estas questões foram colocadas mais de um mês antes de vir a público que Portugal esteve entre os países envolvidos numa investigação da Justiça belga, no âmbito de alegada corrupção ativa no PE, relacionada com lobby com a empresa chinesa Huawei, inclusive com transferências de dinheiro feitas através de uma empresa portuguesa.

Quanto à estratégia dos legisladores do PE, os portugueses mostram-se relativamente alinhados com os restantes europeus em termos daquelas que deveriam ser as prioridades de atuação deste órgão legislativo. No entanto, há dois aspetos em que a maioria dos portugueses pede maior atenção: mais apoio à saúde pública (58%) e inflação, aumento dos preços e do custo de vida (57%). Dois tópicos que, para o conjunto dos europeus, representam apenas 25% e 43% das respostas, respetivamente.

E acreditam que, nos próximos anos, o papel da UE no mundo tornar-se-á mais importante? Nomeadamente, para proteger os cidadãos europeus contra crises globais e riscos de segurança no futuro? Sim, na maioria das opiniões ouvidas pela instituição liderada por Roberta Metsola (65% e 76%, respetivamente).

O Eurobarómetro foi elaborado através de 26.354 entrevistas presenciais ou por videochamada, entre 9 de janeiro e 4 de fevereiro de 2025, das quais 1.040 entrevistas a portugueses.

#Mais #terço #dos #portugueses #acredita #nível #vida #vai #piorar #cinco #anos

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *