A Polícia de Segurança Pública (PSP) lançou um alerta aos pais para o duplo significado de emojis usados pelos jovens em conversas que têm nas redes sociais. Podem estar associados a troca de mensagens de teor sexual e ao consumo ou tráfico de drogas.
“ALERTA PAIS”, sinaliza a PSP, na sua página da rede social do Facebook e do Instagram, acompanhada de duas imagens com vários símbolos que parecem inofensivos, mas que podem estar a esconder uma mensagem perigosa.
É para este duplo significado que a polícia chama a atenção. “Apesar das conversas de teor sexual entre jovens, a partir de uma determinada idade, poderem fazer parte do crescimento, a PSP apela a um especial cuidado quando se utiliza este tipo de linguagem (emojis) no diálogo com desconhecidos em chats, aplicações de encontros, plataformas de jogos online, entre outros”, escreve a PSP.
“Pais e jovens devem estar atentos a este duplo significado dos emojis, pois podem estar perante uma situação de aliciamento sexual”, reforça a Polícia, lembrando que do outro lado do ecrã podem estar alguém mais velho “que pretende ganhar a sua confiança e, eventualmente, marcar encontros presenciais”, sem que o jovem perceba.
O alerta estende-se também a símbolos que podem estar conotados a conversas relacionadas com o consumo ou tráfico de drogas.
Apesar de esta “realidade ser (ainda) pouco comum entre a comunidade escolar, a PSP está atenta a este fenómeno, actuando preventivamente nos estabelecimentos de ensino através de acções de sensibilização”, reforça a PSP, que pede atenção e os pais contactem as autoridades se necessário.
#Drogas #sexting #PSP #alerta #pais #para #duplo #significado #emojis #usados #por #jovens #PSP