Guerra Rússia-Ucrânia
Os animais eram vítimas de negligencia, maus tratos e até de bombardeamentos. Os leões foram salvos graças a uma complexa operação de resgate que durou 10 meses e que mobilizou mais de meio milhão de euros em doações.
São os primeiros passos livres de perigo. São também os primeiros longe da linha da frente onde viveram ate agora. O leão e as três fêmeas juntam-se a um quinto animal que já estava no centro e que também foi resgatado da Ucrânia.
Até chegarem à nova casa em Kent, no Reino Unido, fizeram uma longa viagem que os salvou do comercio ilegal de animais selvagens.
Uma das leoas foi encontrada subnutrida num apartamento; outra abandonada numa jaula depois de ter sobrevivido a um ataque aéreo; Os dois últimos estavam em zoos particulares onde sofriam de maus tratos.
Recolha de fundos permitiu resgate e novo centro
O resgate levou 10 meses e só foi possível graças a uma campanha de angariação de fundos que recolheu mais de meio milhão de euros em doações.
O dinheiro foi usado para suportar o transporte e serviu ainda para financiar a construção do novo centro da Big Cat Sanctuary.
A ONG britânica diz ter garantidas todas condições para a recuperação dos animais que começaram agora a explorar a nova casa. Pelo menos quatro tocaram relva pela primeira vez.
#Leões #resgatados #Ucrânia #chegaram #Reino #Unido