Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Notícias de meteorologia > Trump defende secretário da Defesa e diz que Mike Waltz já assumiu responsabilidade pela falha de segurança

Trump defende secretário da Defesa e diz que Mike Waltz já assumiu responsabilidade pela falha de segurança

Mundo

O secretário da Defesa, Pete Hegseth, “está a fazer um excelente trabalho, não tem nada a ver com isto”, disse o Presidente norte-americano na Casa Branca, quando confrontado com novas revelações da The Atlantic.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, defendeu esta quarta-feira o seu secretário da Defesa de pedidos de demissão por quebra de confidencialidade de operações militares, qualificando de “caça às bruxas” o caso divulgado pela revista The Atlantic.

O secretário da Defesa, Pete Hegseth, “está a fazer um excelente trabalho, não tem nada a ver com isto”, disse o Presidente norte-americano na Casa Branca, quando confrontado com novas revelações da The Atlantic, cujo diretor foi incluído por engano num grupo da aplicação de mensagens Signal com alguns dos principais responsáveis da administração e onde foram partilhados detalhes sobre bombardeamentos no Iémen.

Aos jornalistas, Donald Trump disse ainda que Mike Waltz, conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, já assumiu a responsabilidade da falha de segurança e que mais ninguém teve culpa.

“O Mike Waltz já assumiu a responsabilidade. Não teve que ver com mais ninguém. Foi o Mike”, disse.

Com a Casa Branca a insistir que nada na trocas de mensagens no Signal era confidencial, a The Atlantic publicou hoje um novo artigo contendo quase toda a conversa, reproduzindo capturas de ecrã de mensagens de Hegseth com as horas precisas dos ataques planeados contra os Huthis, grupo rebelde iemenita aliado do Irão, e as armas utilizadas, todas enviadas duas horas antes dos ataques terem lugar.

No novo artigo, a revista conta que, após estas declarações, contactou os responsáveis governamentais, afirmando que as mensagens não eram ultrassecretas, para lhes perguntar se concordavam com a publicação de mais mensagens, mais precisas do que as referidas no primeiro artigo.

A Casa Branca opôs-se, indicou The Atlantic, que, no entanto, publicou o essencial da trocas de mensagens, ocultando apenas o nome de um agente da CIA.

Com Lusa

#Trump #defende #secretário #Defesa #diz #Mike #Waltz #já #assumiu #responsabilidade #pela #falha #segurança

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *