O BPI vai entregar um dividendo de 446 milhões de euros ao Caixabank. Foi este o valor proposto pelo conselho de administração do banco e que o acionista espanhol já aprovou, segundo um comunicado enviado pela instituição à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) nesta sexta-feira.
“O Banco BPI informa que o seu acionista único CaixaBank, S.A., por deliberação unânime por escrito, aprovou […] a proposta apresentada pelo Conselho de Administração do Banco BPI para a distribuição de um dividendo, referente aos resultados de 2024, no montante de 446 033 103,00 euros”, lê-se no documento.
Na apresentação de resultados de 2024, o CEO da insittuição financeira apontou para um “payout” de 55% a 75% do resultado.
O valor anunciado nesta sexta-feira representa mais de 75% do resultado líquido consolidado de 588 milhões de euros obtido em 2024. Esta percentagem, no entanto, não é o “payout”, dado que a política de distribuição de dividendos do BPI prevê que a base de cálculo não contabilize todo o resultado líquido. O Negócios questionou o banco sobre o tema e aguarda resposta.
#BPI #entrega #dividendo #milhões #Caixabank #Banca #Finanças