Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Política > Canadá: em telefonema com Trump, Carney reitera que retaliará a taxas aduaneiras | América do Norte

Canadá: em telefonema com Trump, Carney reitera que retaliará a taxas aduaneiras | América do Norte

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, conversaram esta sexta-feira, 28 de Março, numa chamada telefónica que ambos descreveram como “produtiva”, ainda que Carney tenha reiterado a promessa de retaliação às taxas sobre produtos canadianos.

A conversa desta sexta-feira foi a primeira entre ambos desde que o Partido Liberal do Canadá elegeu o economista Mark Carney para assumir o lugar de Justin Trudeau, a 9 de Março, numa altura de crescente tensão entre Otava e Washington.

“Foi uma chamada extremamente produtiva, concordamos em muitas coisas e vamos encontrar-nos imediatamente após as eleições no Canadá para trabalhar em questões políticas e de negócios”, escreveu Donald Trump na sua rede social, a Truth Social.

Nas últimas semanas, o Presidente republicano defendeu por diversas vezes a anexação do Canadá pelos Estados Unidos, forçada através de uma forte pressão económica sobre o país vizinho.

Ainda assim, Mark Carney considerou que, pelo menos esta sexta-feira, Trump “respeitou a soberania do Canadá, tanto nas suas declarações privadas como públicas”, num telefonema “cordial”.

Na plataforma Truth Social, o chefe de Estado referiu-se a Carney como primeiro-ministro do Canadá, e não como “governador” do “51.º estado” dos EUA, como chegou a dizer sobre Justin Trudeau.

A um mês das eleições antecipadas no Canadá, marcadas para 28 de Abril, Mark Carney admitiu esta quinta-feira o fim da “velha relação” entre os dois países da América do Norte, “baseada no aprofundamento da cooperação económica, de segurança e militar”, e defendeu uma transformação da economia canadiana para que se torne mais independente relativamente aos Estados Unidos.

Deverá entrar em vigor já na próxima semana, a partir de 2 de Abril, a taxa alfandegária de 25% sobre todos os automóveis importados pelos EUA, como anunciou o Presidente do país. O Canadá, que tem nos Estados Unidos um importante mercado, será um dos grandes lesados pela nova medida da Administração Trump, e já garantiu que irá retaliar.

“Informei o Presidente Trump de que o meu Governo também irá aprovar taxas [a ser impostas aos EUA], para proteger os trabalhadores canadianos e a nossa economia”, garantiu Mark Carney, em declarações aos jornalistas sobre a conversa com Donald Trump.

O chefe de Governo acrescentou ainda que os dois líderes concordaram em iniciar negociações para renovar relações em termos económicos e de defesa após a ida às urnas a 28 de Abril no Canadá. Caso saia vencedor destas eleições, Carney prometeu também que apostará em novos parceiros comerciais e na construção de novas infra-estruturas.

#Canadá #telefonema #Trump #Carney #reitera #retaliará #taxas #aduaneiras #América #Norte

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *