Os principais índices norte-americanos encerraram a última sessão semanal com fortes perdas. Esta sexta-feira, a venda global de ações agravou-se, as obrigações norte-americanas subiram e o petróleo atingiu um mínimo de quatro anos. Para além disso o presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, alertou que os danos de uma guerra comercial serão maiores do que o previsto, com potenciais efeitos que incluem uma nova subida da inflação e um crescimento económico mais lento.
O S&P 500 afundou 5,97% para os 5.074,08 pontos, enquanto o Nasdaq Composite perdeu 5,82% para 15.587,79 pontos. Já o Dow Jones desvalorizou 5,50% para 38.314,86 pontos.
Apesar dos crescentes riscos económicos decorrentes da guerra comercial em curso, aumentados pela retaliação da China aos EUA, Powell reiterou uma abordagem de “esperar para ver” em relação à flexibilização monetária no país.
“Embora seja muito provável que as tarifas gerem, pelo menos, um aumento temporário da inflação, também é possível que os efeitos possam ser mais persistentes”, disse Powell, num tom mais cauteloso do que aquele revelado a 19 de março, após o último encontro de política monetária da Reserva Federal, quando afirmou esperar que o efeito das tarifas fosse transitório.
O S&P 500 teve a pior queda em dois dias consecutivos desde março de 2020 e perdeu cerca de 5 biliões de dólares em valor desde que Trump “disparou” tarifas recíprocas na passada quarta-feira.
“A ação no mercado está a gritar recessão”, disse à Bloomberg Doug Ramsey, diretor de investimentos do Leuthold Group. “E a própria ação do mercado é muitas vezes o catalisador final que nos empurra para a recessão”, acrescentou.
Nem os dados positivos do mercado laboral do lado de lá do Atlântico foram suficientes para afastar preocupações com a economia norte-americana. Em parte, porque os valores de março do emprego conhecidos hoje ainda não repercutem o potencial impacto das tarifas recíprocas.
Entre os movimentos de mercado, a Nike, que depende fortemente da produção fora dos EUA, subiu 3%, após Trump ter dito que teve uma “conversa muito produtiva” com o Vietname – país onde a Nike produz uma grande parte dos seus produtos. Do lado oposto, a Intel perdeu mais de 11%, assim como a Palantir. Já o Bank of America recuou mais de 7%.
Entre as “big tech”, a Nvidia tombou 7,36%, a Apple perdeu 7,29%, a Meta caiu 5,06%, a Amazon cedeu 4,15%, a Microsoft desvalorizou 3,56% e a Alphabet registou perdas de 3,20%.
#Wall #Street #mergulha #vermelho #perde #biliões #dólares #dois #dias #Bolsa