Mundo
Explicador
A NATO – Organização do Tratado do Atlântico Norte, também é conhecida por Aliança Atlântica, foi criada para fazer frente ao “Bloco Leste”. É uma aliança militar intergovernamental, criada pelo Tratado do Atlântico Norte, a 4 de abril de 1949, há 76 anos.
A NATO assinalou 76 anos na passada sexta-feira. Foram feitas várias referencias ao momento atual da Aliança Atlântica. Os desafios são gigantescos. O coronel Carlos Mendes Dias explica quais são, na sua perspetiva, os temas mais óbvios e os menos evidentes que devem estar na mira da NATO.
“Qual é a missão da NATO? Primeiro, preservar a paz e segurança internacionais, lógica, normal, lato senso, e depois, repara, promover a estabilidade e o bem-estar na área do Atlântico Norte.
Como é que isto se vai cumprir? Porque todos os países aprovaram aquilo que nós damos conta como conceito estratégico.
A questão aqui essencial é o que é que separa a NATO de uma organização de segurança normal? E porquê é que lhe chamamos de aliança? Porque em tese tem um território atribuído, tem um inimigo claramente definido e tem forças alocadas”, começa por referir Carlos Mendes Dias.
Na análise à atualidade internacional, o comentador da SIC explica o passado, o presente e o futuro da Aliança Atlântica, num contexto de guerra na Ucrânia e de conflito comercial com os Estados Unidos.
Este é o tema em análise esta segunda-feira, no habitual explicador do Jornal do Dia, com início às 13:45, com o coronel Carlos Mendes Dias.
#Qual #missão #NATO #Primeiro #preservar #paz #segurança #internacionais