As empresas Público – Comunicação Social e Rádio Notícias, detentoras do PÚBLICO e da rádio TSF, respectivamente, assinaram um acordo de colaboração para o desenvolvimento de projectos nas áreas editorial e comercial, com a distribuição de conteúdos que reflictam a identidade e a orientação editorial dos dois meios enquanto eixo prioritário.
O primeiro passo conjunto nesta parceria será a transmissão dos podcasts Mais Lento do que a Luz e Na Terra dos Cacos – “dois projectos emblemáticos que reflectem bem o nosso compromisso com o jornalismo de qualidade, a inovação narrativa e a aproximação a novos públicos”, detalha Cristina Soares, administradora do PÚBLICO –, que entrarão na programação da rádio noticiosa às quartas-feiras (21h00), em alternância.
O podcast Na Terra dos Cacos, conduzido pelo jornalista do PÚBLICO António Rodrigues e o sociólogo e investigador Elísio Macamo, debruça-se sobre a actualidade do continente africano, com os países lusófonos como ponto focal, e começará a ser emitido no dia 16 de Abril.
Na semana seguinte, será a estreia na rádio de Mais Lento do que a Luz, o programa de conversas “sobre ciência, o Universo e tudo o resto”, apresentado pelos cientistas e comunicadores David Marçal e Carlos Fiolhais.
“Esta parceria”, acrescenta Cristina Soares, “assinala um passo importante na estratégia de crescimento do PÚBLICO no universo do áudio”. Em representação da TSF – e da empresa Notícias Ilimitadas, também signatária do acordo (detentora dos jornais O Jogo e Jornal de Notícias, e de uma participação de 50% na Rádio Notícias) –, esteve presente na assinatura do documento o administrador Domingos Andrade, para quem “as redes e parcerias são cruciais num sector debilitado e que precisa de unir esforços no sentido de encontrar novos públicos”.
Além da distribuição de conteúdos com vista à ampliação de audiências e da oferta editorial dos dois meios de comunicação, está também prevista a possibilidade de realização conjunta de eventos.
#Podcasts #Público #chegam #rádio #pela #antena #TSF #Rádio