Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Economia e Finanças > Petróleo continua a percorrer caminho lento de recuperação – Mercados num minuto

Petróleo continua a percorrer caminho lento de recuperação – Mercados num minuto

Pausa nas tarifas ao setor automóvel dá gás ao Japão. Europa aponta para a correção

As perspetivas de uma pausa nas tarifas sobre o setor automóvel animaram as bolsas japonesas. Donald Trump admitiu a possibilidade de dar um passo atrás na sua política comercial na segunda-feira, embora a sua administração tenha avançado nos planos para impor taxas aduaneiras a semicondutores e fármacos.

Os índices japoneses foram os que mais beneficiaram com esta possível isenção, com empresas como a Toyota e a Honda a saltarem cerca de 4%. Os dois índices de referência nipónicos encerraram a sessão em território positivo, com o Nikkei 225 e o Topix a crescerem 0,85% e 1,05%, respetivamente.

“Trump está a mostrar alguns sinais de flexibilidade em relação à sua política comercial e isto está a trazer alguma consolidação ao mercado”, explica Yusuke Sakai, analista da T&D Asset Management. Os mercados globais arrancaram a semana a recuperar de uma série de sessões bastante voláteis, que apagaram mais de 10 biliões de dólares das bolsas mundiais.

No entanto, o alívio não chegou esta terça-feira à China. Depois do “rally” de ontem, quando o Hang Seng, de Hong Kong, valorizou mais de 2%, a sessão de hoje foi de correção, com o índice a cair 0,54%. O sentimento alastrou-se à China continental, com o CSI 300 a ceder 0,26% e o Shanghai Composite a perder 0,1%.

A segunda maior economia do mundo vai divulgar esta quarta-feira os dados da evolução do PIB referentes ao primeiro trimestre do ano. Para Yan Wang, analista da Alpine Macro, esta leitura vai ser essencial para perceber o tipo de incentivos que Pequim vai adotar no curto prazo.

“Esperamos que as políticas de incentivo fiscal assumam a dianeteira, incluindo apoios ao desenvolimento de infraestruturas, à aquisição de habitação e à modernização. Com o enfraquecimento do dólar, o banco central chinês também se deve sentir mais à vontade para cortar os juros“, explica Wang, numa nota acedida pela CNBC.

Nas restantes principais praças asiáticas, o sul-coreano Kospi avançou 0,95%, o australiano S&P/ASX 200 cresceu 0,21% e o indiano Nifty 50 saltou 2,11%.

Pela Europa, e depois da grande recuperação de ontem, o Euro Stoxx 50 aponta para uma abertura no vermelho, a corrigir 0,3%.



#Petróleo #continua #percorrer #caminho #lento #recuperação #Mercados #num #minuto

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *