O Presidente dos EUA, Donald Trump, lançou uma investigação sobre a necessidade de tarifas sobre minerais críticos, na sua mais recente intervenção numa guerra comercial em expansão que visou vários setores-chave da economia global.
A ordem, que Trump assinou esta terça-feira, pede ao secretário do Comércio que inicie uma investigação no âmbito da Secção 223 da Lei de Expansão do Comércio para “avaliar o impacto das importações destes materiais na segurança e resiliência da América”, de acordo com um documento da Casa Branca citado pela Bloomberg.
Se o secretário do Comércio concluir que as importações de minerais críticos ameaçam “colocar em risco a segurança nacional e o Presidente decidir impor tarifas”, estas taxas tomarão o lugar das atuais chamadas tarifas recíprocas que Trump anunciou este mês.
A ordem abrange os minerais críticos, incluindo terras raras, descrevendo-os como críticos para a “base de defesa industrial” dos EUA. São necessários, por exemplo, para a construção de motores a jato, sistemas de mísseis, computadores avançados, radares e equipamentos de comunicação. A ordem abrange também o urânio, minerais críticos processados e produtos derivados.
De acordo com a legislação, o secretário do Comércio deverá entregar os resultados da investigação em 270 dias. Na segunda-feira, a Administração Trump anunciou uma investigação semelhante, mas sobre semicondutores e produtos farmacêuticos.
#Trump #lança #investigação #minerais #críticos #para #decidir #tarifas #Américas