Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Desporto > A história incrível de Naziru: dos distritais à elite nacional pelo Rio Ave em apenas quatro meses

A história incrível de Naziru: dos distritais à elite nacional pelo Rio Ave em apenas quatro meses

Jovem avançado foi lançado na Liga por Petit, nos instantes finais da vitória sobre o Moreirense. Jogava na AR São Martinho, das distritais da AF Porto

Apesar de nos aproximarmos a passos largos do epílogo da temporada, ainda há tempo para histórias de sucesso no futebol português. Uma delas diz respeito a Naziru Shuabiu, um ilustre desconhecido para os amantes do futebol, mas que nas últimas horas chegou ao patamar à elite nacional, ele que no início do ano defendia as cores da modesta AR São Martinho, dos distritais da Associação de Futebol do Porto.

Os olheiros do Rio Ave seguiram com atenção o seu percurso e decidiram contratá-lo para integrar a equipa Sub-23. Na semana passada, mercê do castigo de Clayton, que não poderia jogar com o Moreirense, Petit chamou Naziru Shuabiu, de 21 anos, natural da Nigéria, à equipa principal e ficou bastante agradado com o que viu nos treinos, tendo-o convocado para o jogo com os cónegos, contra quem fez a sua estreia no principal escalão do futebol português ao serviço dos vila-condenses este domingo, entrando nos minutos finais para o lugar de Zoabi.

O avançado chegou a Portugal pela porta do Paços de Ferreira, onde apontou 17 golos em 30 jogos nos Sub-19 em 2022/2023. Na época seguinte, assinou pela AR São Martinho, da distrital do Porto. Acabou por não jogar muito em 2023/2024, devido a uma rotura de ligamentos logo no início da época, mas ainda assim estreou-se e apontou dois tentos em sete partidas.

Mas foi em 2024/2025 que realmente começou a singrar. Marcou 12 golos em 18 encontros até janeiro, o que despertou a cobiça do Rio Ave. Tem sido utilizado na equipa sub-23 (um golo em cinco encontros) e em Moreira de Cónegos atingiu o ponto alto da carreira, podendo continuar a ser chamado por Petit à equipa principal.

Quem trabalhou com Naziru pela AR São Martinho foi Wágner, experiente extremo que passou por alguns clubes das ligas profissionais, como Moreirense, Tondela, Paços de Ferreira e Chaves, e diz estarmos na presença de um diamante em bruto. «Trata-se de um jovem jogador com um potencial enorme, uma margem de progressão enorme. Já quando joguei com ele vi potencialidades diferenciadas. É muito rápido, quando é lançado em profundidade torna-se muito perigoso para os adversários. Chegou por mérito ao Rio Ave e agora é continuar a trabalhar para merecer a confiança do treinador», diz, revelando ser uma «pessoa serena, tímida, mas de trato fácil». «Espero que tenha sucesso na vida desportiva e saiba aproveitar as oportunidades que lhe surjam pela frente. O Rio Ave fez uma boa aposta. Nos distritais há jogadores de muita qualidade, mas não têm grande visibilidade. Quando aparecem as oportunidades, eles brilham, como é o caso agora do Naziru.»

Sugestão de vídeo:

#história #incrível #Naziru #dos #distritais #elite #nacional #pelo #Rio #Ave #apenas #quatro #meses

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *