Um sismo de magnitude 6,3 na escala de Richter atingiu a costa do Equador esta sexta-feira, segundo o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC). Há pelo menos 20 feridos e danos em vários edifícios na cidade de Esmeraldas. O abalo levou ainda à suspensão temporária de algumas infra-estruturas petrolíferas.
O sismo ocorreu a uma profundidade de 23 quilómetros, informou o EMSC. As autoridades equatorianas descartaram o risco de tsunami.
Segundo um relatório do governo, 20 pessoas ficaram feridas e cerca de 135 famílias foram afectadas. Vários edifícios públicos e habitações particulares sofreram danos, e algumas zonas registaram cortes de energia.
O Presidente do Equador, Daniel Noboa, afirmou, numa publicação na rede social X, que o governo vai montar abrigos, distribuir kits de ajuda humanitária e “prestar toda a assistência necessária à população”.
Os dois oleodutos em operação no país, o SOTE e o OCP, retomaram o bombeamento de petróleo após terem sido temporariamente suspensos como medida de precaução. A Petroecuador, empresa estatal, indicou que as exportações não foram afectadas.
No entanto, a refinaria de Esmeraldas, a maior do país, com uma capacidade de 110 mil barris por dia, permanece encerrada para inspecção.
O Instituto Geofísico do Equador, que estimou a magnitude do sismo em 6,0, também registou um segundo abalo sísmico, de magnitude 4,1, minutos depois, na província de Guayas.
#Sismo #magnitude #atinge #Equador #Equador