A última jogada da fase regular da Liga portuguesa de basquetebol arrumou a casa para os emparelhamentos dos play-offs e as descidas de divisão. À entrada para os encontros deste sábado, a contar para a 22.ª jornada, havia algumas certezas: Benfica (bateu o Vitória, por 91-81) e FC Porto (ganhou ao Galitos, por 97-82) tinham primeiro e segundo lugares assegurados, tal como o eram o quinto lugar da Ovarense e o último da AD Galomar. Tudo o resto dependia da combinação final de resultados.
Na parte de cima da tabela, o duelo entre a Oliveirense e o Sporting, ambas com factor casa garantido para a próxima fase, decidia o 3.º e 4.º lugares. Os “leões” levaram a melhor em Oliveira de Azeméis (75-86), numa deslocação historicamente complicada, e asseguraram a terceira posição.
As contas mais complicadas estavam na segunda metade da grelha de partida para os play-offs, onde havia três vagas para quatro equipas. Com a quinta posição da Ovarense selada, o 6.º, 7.º e 8.º lugares foram disputados pelo Galitos Barreiro, Imortal, Vitória SC e Esgueira.
???????????????????? ?? pic.twitter.com/enKk5Lcqvn
— Basquetebol Portugal (@fpbasquetebol) April 26, 2025
Neste “jogo das cadeiras”, os resultados da última jornada da Liga acabaram por não reservar grandes surpresas. Sentaram-se nos play-offs o Galitos (6.º), o Imortal (7.º) e o Vitória (8.º), com o Esgueira ficar de pé no 9.º lugar, o mesmo da última temporada.
No fundo da tabela, o Queluz levou a melhor sobre o CD Póvoa na luta pela permanência. Com a descida da AD Galomar à Proliga definida há várias jornadas, restava um lugar de despromoção. Os dois clubes partiram para a última jornada em igualdade pontual, com vantagem no confronto directo para o Queluz. Ambas perderam na derradeira jornada (o CD Póvoa no reduto do Imortal, o Queluz em casa da AD Galomar), sentenciando assim os poveiros à descida, depois de quatro temporadas inéditas no topo do basquetebol nacional, durante as quais chegaram a marcar presença nos play-offs da competição.
Em sentido contrário, já é conhecido um dos clubes que subirá à liga na próxima temporada: o Sp. Braga, líder no grupo de promoção da Proliga, venceu o Vasco da Gama, segundo classificado, e assegurou a promoção directa à Liga. Os bracarenses garantem assim uma presença inédita na história do clube. A outra equipa promovida será a que conquistar o título da Proliga, disputado em play-offs. Caso o Sp. Braga conquiste o troféu, a segunda vaga de subida ficará para o finalista vencido.
???????????????????? ?? pic.twitter.com/3CybzmD8Cs
— Basquetebol Portugal (@fpbasquetebol) April 26, 2025
Benfica e FC Porto dividem favoritismo
Chegados à fase a doer, os dois primeiros classificados dividem favoritismo. O Benfica defende o título que detém há três temporadas consecutivas e foi a equipa mais consistente do campeonato, acumulando um registo de 21 vitórias e apenas uma derrota. Mas o único desaire das “águias” foi precisamente contra os “azuis e brancos”, à jornada 15, na Dragão Arena.
O FC Porto foi, aliás, a única equipa a conseguir derrotar o Benfica em provas nacionais. E fê-lo em três ocasiões: na Supertaça, a abrir a temporada, na referida jornada 15 e ainda na meia-final da Taça de Portugal, que os “dragões” acabariam por conquistar perante o Sporting.
Os “leões” entram nos play-offs um patamar abaixo dos dois rivais: em seis duelos contra Benfica e FC Porto, o Sporting não venceu nenhum, e o treinador, Luís Magalhães, admitiu que o seu conjunto não está ao nível dos dois principais adversários.
???????????????????? ?? pic.twitter.com/6KmckwfGwj
— Basquetebol Portugal (@fpbasquetebol) April 26, 2025
A primeira ronda da fase a eliminar irá ter os frente-a-frente de Benfica e Vitória, FC Porto e Imortal, Sporting e Galitos e ainda o confronto histórico entre a Oliveirense e Ovarense.
Os quartos-de-final vão realizar-se entre 10 e 18 de Maio, disputados à melhor de três jogos. As meias-finais e a final da Liga serão jogadas à melhor de cinco encontros.
#Benfica #termina #primeiro #fase #regular #Liga #basquetebol #Basquetebol