Martin Scorsese realizou um documentário com o Papa Francisco, que reúne conversas entre o cineasta e o Papa que morreu a 21 de Abril. O documentário inclui aquela que terá sido a última grande entrevista do Papa Francisco diante de câmaras e ainda não tem uma data de estreia.
Scorsese reuniu-se várias vezes com o Papa Francisco ao longo dos anos. Quando soube da morte de Jorge Mario Bergoglio, o cineasta afirmou: “A perda, para mim, é profunda — tive a sorte de o conhecer e sentirei falta da sua presença e do seu calor. A perda para o mundo é imensa. Mas ele deixou uma luz, e essa luz jamais se apagará.”
Segundo o diário britânico Newsportu, o documentário Aldeas – A New Story (Aldeas — Uma Nova História, numa tradução literal) debruça-se sobre o trabalho da organização internacional sem fins lucrativos fundada pelo Papa em 2013, a Scholas Ocurrentes, que nasceu com o objectivo de promover o encontro entre os jovens.
Segundo o Papa Francisco, este seria um “projecto extremamente poético e muito construtivo”, por ir “às raízes do que é a vida humana, a sociabilidade humana, os conflitos humanos… a essência do percurso de uma vida”.
O documentário mostrará jovens de países como a Indonésia, Gâmbia e Itália a participar no programa e a criar curtas-metragens. Ao jornal britânico, Scorsese sublinhou que agora, “mais do que nunca, precisamos de conversar uns com os outros, de nos ouvirmos mutuamente”. “Uma das melhores formas de o fazer é partilhar as histórias de quem somos, reflectidas a partir das nossas vidas e experiências pessoais”, afirmou.
“Isso ajuda-nos a compreender e a valorizar a forma como cada um de nós vê o mundo. Era importante para o Papa Francisco que pessoas de todo o mundo trocassem ideias com respeito, preservando ao mesmo tempo a sua identidade cultural — e o cinema é o melhor meio para isso.”
#Scorsese #anuncia #documentário #reúne #conversas #Papa #Francisco #Cinema