Economia
O Conselho das Finanças Públicas (CFP) considera “provável, mas não prudente” a previsão do Governo de um crescimento de 2,4% da economia portuguesa este ano.
O Conselho das Finanças Públicas considera imprudente a previsão do Governo para o crescimento da economia em 2025. O parecer foi conhecido no mesmo dia em que o INE divulgou uma estimativa rápida que surpreendeu negativamente todos os analistas.
Já se previa um abrandamento, mas a realidade ultrapassou o pior dos cenários. A estimativa agora divulgada pelo INE revela que a economia cresceu 1,6% no primeiro trimestre deste ano, mas contraiu 0,5% face ao último trimestre de 2024. Trata-se da pior queda trimestral desde o início de 2021, quando o país vivia ainda em plena pandemia.
A surpresa negativa deveu-se sobretudo à desaceleração no consumo interno e nas exportações — dois fatores que, segundo o Conselho das Finanças Públicas, podem comprometer as previsões do Governo para este ano.
Num relatório publicado esta sexta-feira, o Conselho considera que a estimativa de crescimento de 2,4%, enviada pelo Executivo a Bruxelas, não é prudente, sobretudo no atual contexto internacional de incerteza e tendo em conta as projeções existentes para a economia portuguesa.
#Conselho #das #Finanças #Públicas #considera #imprudente #previsão #Governo #para #crescimento #economia