Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Política > Jorge Mendes acusado de fraude fiscal. Defesa protesta contra decisão “infundada” | Justiça

Jorge Mendes acusado de fraude fiscal. Defesa protesta contra decisão “infundada” | Justiça

O agente de futebol Jorge Mendes e a mulher foram acusados pelo Ministério Público (MP) de um crime de fraude fiscal. A notícia foi avançada pelo Correio da Manhã e confirmada pelo PÚBLICO esta terça-feira, dia 6 de Maio. Em comunicado, a defesa do empresário, a cargo da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, protestou contra a decisão do MP, mas deixou claro que Jorge Mendes está disposto a pagar o valor que as autoridades julgam ser devido.

Em causa está uma doação de Jorge Mendes à mulher, Sandra Mendes, de metade do capital social de uma empresa. Posteriormente, esta empresa seria comprada por uma sociedade com ligações ao agente. Por este motivo, o MP considera que a doação foi fictícia e reclama 18 milhões de euros, o equivalente ao valor que aponta como o prejuízo verificado para o Estado.

Em comunicado assinado pelo advogado Rui Patrício, a defesa diz que a “acusação é incorrecta e infundada e é injusta” para o agente desportivo, deixando claro que este processo diz respeito unicamente “à esfera pessoal” do agente, não estando, portanto, relacionado com qualquer actividade desportiva.

De acordo com o advogado de Jorge Mendes, esta questão da doação é antiga e já tinha sido analisada pela Autoridade Tributária (AT) em 2014.

“Nunca foi levantado qualquer eventual problema sobre estes factos, nem foi liquidada qualquer quantia ou enviada qualquer notificação para o efeito; o que ainda torna mais estranhos e objectivamente incompreensíveis este processo e, agora, esta acusação, parecendo-nos que o processo-crime foi usado pela AT, de forma abusiva, para finalidades estritamente fiscais”, pode ler-se no comunicado.

Mesmo considerando esta acusação infundada e injusta, a defesa garante que o agente já desencadeou os mecanismos legais para saldar o valor reclamado pelo MP, de modo a solucionar a questão.

Através da empresa Gestifute, o superagente Jorge Mendes representa alguns dos nomes mais notáveis do futebol europeu, tendo sido durante largos anos o agente de Cristiano Ronaldo, um dos melhores futebolistas de todos os tempos. Representa vários dos jogadores das principais ligas, sendo conhecido pelos valores elevados das transferências que negoceia junto de clubes.

Esta não é a primeira vez que Jorge Mendes é visado pelo fisco, tendo sido alvo de uma investigação que juntou pelo menos cinco países.

#Jorge #Mendes #acusado #fraude #fiscal #Defesa #protesta #contra #decisão #infundada #Justiça

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *