Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Rádio e Televisão > Eleição de Leão XIV: “Um Papa norte-americano é quase impensável na história da Igreja”

Eleição de Leão XIV: “Um Papa norte-americano é quase impensável na história da Igreja”

Papa Leão XIV

A SIC conversou com um português que vive em Nova Iorque há cerca de seis anos. Ricardo da Silva, vigário da Igreja de São Francisco Xavier, em Manhattan, afirmou que a eleição de Leão XIV foi uma grande surpresa para os Estados Unidos.

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito como o 267.º Papa da Igreja Católica, assumindo o nome de Leão XIV. A eleição ocorreu no segundo dia de votação no Conclave, sendo anunciada pelo tradicional fumo branco da chaminé da Capela Sistina.

A SIC falou com um português que vive em Nova Iorque há cerca de seis anos. Ricardo da Silva, vigário na Igreja de São Francisco Xavier, em Manhattan, diz que a eleição de Robert Francis Prevost, agora Leão XIV, foi uma grande surpresa para os norte-americanos.

“É quase impensável na história da Igreja Católica. Nunca houve um Papa dos Estados Unidos”, refere.

Ricardo da Silva recorda o legado do Papa Francisco, sublinhando que dedicou o seu pontificado à construção de pontes e a uma visão de Igreja mais aberta, inclusiva e dialogante.

No seu primeiro discurso, na varanda da Basílica de São Pedro, no Vaticano, o Papa Leão XIV fez questão de recordar o seu antecessor.

“Ajudai-nos também vós, e depois uns aos outros, a construir pontes — com o diálogo, com o encontro, unindo-nos todos para sermos um só povo, sempre em paz. Obrigado, Papa Francisco”, afirmou.

#Eleição #Leão #XIV #Papa #norteamericano #quase #impensável #história #Igreja

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *