O Campeonato do Mundo de futebol feminino será ampliado de 32 para 48 equipas a partir da edição de 2031, de acordo com informação da FIFA após aprovação do Conselho em reunião que decorreu esta sexta-feira.
O Campeonato do Mundo de 48 equipas adoptará um formato de 12 grupos, aumentando o número total de jogos de 64 para 104 – o mesmo que o Campeonato do Mundo masculino, alargado em 2026 – o que aumenta a duração do Mundial em uma semana.
O Campeonato do Mundo feminino de 2027, que se realizará no Brasil, terá 32 equipas, depois de a edição de 2023, na Austrália e Nova Zelândia, ter sido a primeira a contar com 32 equipas, mais oito do que o França 2019.
Infantino sublinha evolução
” Não se trata apenas de ter mais 16 equipas a disputar o Campeonato do Mundo feminino da FIFA, mas de dar os próximos passos em relação ao futebol feminino em geral”, afirmou o presidente da FIFA, Gianni Infantino, em comunicado.
“Mais federações membros da FIFA têm a oportunidade de beneficiar do torneio para desenvolverem as respectivas estruturas”.
O Campeonato do Mundo masculino de 2026, organizado por Estados Unidos, Canadá e México, será o primeiro a ter 48 equipas. O Mundial masculino conta com 32 equipas desde a edição de 1998.
Os Estados Unidos (candidatura única) estão prestes a ser nomeados como anfitriões do Campeonato do Mundo de futebol feminino de 2031, o que sucederá pela terceira, depois das edições de 1999 e 2003.
O Reino Unido é o único candidato à organização do torneio de 2035. Os anfitriões das edições de 2031 e 2035 ainda não foram ratificados.
Apesar do receio de um maior desnível qualitativo num Mundial com 48 equipas, Infantino afirmou que a edição de 2023 já mostrou que as equipas estão a encurtar a distância em relação à elite.
“O Campeonato do Mundo de 2023, o primeiro em que equipas de todas as confederações ganharam pelo menos um jogo e equipas de cinco confederações chegaram à fase a eliminar, entre muitos outros recordes, estabeleceu um novo padrão de competitividade global”, acrescentou.
“Esta decisão garante que estamos a manter a dinâmica em termos de crescimento do futebol feminino a nível mundial”.
Sindicato dos jogadores aplaude
O sindicato dos jogadores (FIFPRO) congratulou-se pelo alargamento, que demonstra o crescimento do futebol feminino.
“O apoio dos jogadores depende de uma tomada de decisão inclusiva e de um planeamento cooperativo que respeite todas as partes”, afirmou a FIFPRO em comunicado.
“É fundamental que o desenvolvimento global das competições femininas seja acompanhado de uma melhoria das condições de trabalho e da progressão das jogadoras, bem como de um desenvolvimento na base da pirâmide”.
#Campeonato #Mundo #futebol #feminino #alargado #equipas #Futebol #internacional