Mundo
Análise
Donald Trump já está na Arábia Saudita para uma visita oficial pelo Médio Oriente. O Presidente norte-americano chegou esta manhã à capital Riade, onde se reúne com o príncipe herdeiro numa cerimónia no Palácio Real. Pedro Cordeiro, editor de Internacional do Expresso, analisa as motivações de Trump para este périplo pelo Médio Oriente.
Donald Trump reúne-se esta terça-feira com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita. Mohamed Bin Salman recebe o Presidente norte-americano, que cumpre uma viagem de três dias ao Médio Oriente. Trump deverá também participar num fórum económico com autoridades sauditas, onde espera garantir grandes investimentos para a indústria dos Estados Unidos. Pedro Cordeiro analisa a deslocação de Trump que terminará nos Emirados Árabes Unidos.
O comentador da SIC considera que a escolha deste destino tem uma mensagem implícita: “É um sinal do que Trump considera serem os interesses dos Estados Unidos neste momento, que passam pelo Médio Oriente ou pela resolução que se antevê difícil da guerra na Faixa de Gaza, como também noutras frentes, comercial, de combate ao regime do Irão, etc”.
“A Arábia Saudita é um aliado histórico dos Estados Unidos e os outros países onde Trump estará são também outros países que interessam, neste momento geopolítico, à Casa Branca e a Trump para os interesses do seu país nos vários campos”, acrescenta Pedro Cordeiro.
Esta tarde, Trump participa num fórum sobre comércio com as autoridades sauditas e espera garantir grandes investimentos para a indústria norte-americana. Amanhã irá participar ainda numa reunião dos líderes do Golfo, antes de viajar para o Qatar. A visita termina na sexta-feira nos Emirados Árabes Unidos.
#Périplo #pelo #Médio #Oriente #sinal #Trump #Arábia #Saudita #aliado #histórico #dos #EUA