Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Rádio e Televisão > Morreu aos 92 anos Robert Benton realizador de “Kramer vs. Kramer”

Morreu aos 92 anos Robert Benton realizador de “Kramer vs. Kramer”

Cultura

Reconhecido pelo seu talento em Hollywood, Benton deixou uma marca significativa no cinema, especialmente nas décadas de 1960 e 1970. O seu trabalho mais aclamado, ‘Kramer vs. Kramer’, conquistou cinco Óscares, incluindo Melhor Filme e Melhor Realizador.

Morreu aos 92 anos Robert Benton realizador de "Kramer vs. Kramer"

Rick Maiman // AP

Robert Benton, realizador norte-americano vencedor de um Óscar por “Kramer vs. Kramer” e argumentista de “Bonnie e Clyde”, morreu esta terça-feira, aos 92 anos, noticiou o jornal The New York Times.


A morte do norte-americano, particularmente influente nas décadas de 1960 e 1970, foi confirmada ao New York Times pela assistente e agente do cineasta, Marisa Forzano.


O seu principal trabalho continua a ser “Kramer vs. Kramer” (1979), um olhar íntimo sobre as dificuldades de um divórcio em que os pais estão divididos pela custódia do filho.


Enorme sucesso de bilheteira, o filme conquistou prémios nos Óscares, com cinco estatuetas: Melhor Filme, Melhor Ator para Dustin Hoffman, Melhor Atriz Secundária para Meryl Streep, Melhor Realizador e Melhor Argumento Adaptado para Benton.


Admirador do cinema francês da Nouvelle Vague (Nova Vaga), Benton foi reconhecido pelo New York Times como herdeiro de François Truffaut, a quem os estúdios se ofereceram inicialmente para realizar “Kramer vs. Kramer”.

Coescreveu o argumento de “Bonnie and Clyde”


Natural do Texas, Benton ganhou o seu nome em Hollywood ao coescrever o argumento de “Bonnie and Clyde” (1967), um filme sobre o famoso casal de assaltantes de bancos dos anos 30.


Como realizador, deixou também a sua marca com “Um Lugar no Coração” (1984), a história de uma viúva texana que luta para sobreviver à Grande Depressão, que lhe valeu o Urso de Prata de Melhor Realização no Festival de Berlim, o Óscar de Melhor Argumento e o Óscar de Melhor Atriz a Sally Field.


“Vida Simples” (1994), uma das suas últimas longas-metragens, deu-lhe nova nomeação para os Óscares, como argumentista, e a Paul Newman, como Melhor Ator, prémio que conquistou em Berlim, com este desempenho.


O cineasta realizou apenas cerca de dez longas-metragens na sua carreira, mas era amplamente respeitado pelo seu talento e humildade em Hollywood.


“Há realizadores que sabem extrair o melhor dos atores. Eu não sou um deles”, referiu.


Numa cerimónia realizada em 2018, em Hollywood, o realizador foi modesto: “Encontrei atores, por sorte, pelo julgamento dos diretores de ‘casting’ ou pelos meus instintos, que são extraordinariamente bons”.


“Tentei não atrapalhar (…) o que não é assim tão fácil”, acrescentou, com humor.

#Morreu #aos #anos #Robert #Benton #realizador #Kramer #Kramer

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *