Eleições Legislativas
Análise
“Mais tranquilidade, uma dieta mais regrada e algum descanso, volto a sublinhar, seria sempre o mais adequado para uma recuperação completa”, refere Francisco Goiana da Silva. O médico e comentador da SIC explica o problema clínico que terá afetado o líder do Chega.
André Ventura terá sofrido “refluxo gastro esofágico com pico hipertensivo associado”, avançou fonte hospitalar. O líder do Chega já teve alta e saiu do Hospital de Faro, sem prestar declarações aos jornalistas. Francisco Goiana da Silva, médico e comentador da SIC, explica o problema de saúde que terá afetado Ventura, uma situação clínica frequente e que afeta muitas pessoas.
“O que é que é o refluxo gastroesofágico? Entre o nosso estômago, o nosso aparelho gástrico e o nosso esófago, existe um esfíncter, que é como se fosse uma válvula que separa o estômago do esófago. Quando há problemas de estômago, quando nós temos refeições demasiado abundantes ou quando temos problemas repetidos de doença gástrica, esse esfíncter vai ficando cada vez mais laxo. E o que é que acontece? O conteúdo gástrico, normalmente que é mais ácido, acaba por refluir no sentido oposto daquilo que deveria”, esclarece Goiana da Silva.
O médico explica que o conteúdo gástrico acaba por refluir para o esófago e pode ser extremamente irritante, pode provocar dor e pode provocar o espasmo do esófago. “É bastante doloroso, é a chamada azia, que os portugueses conhecem certamente, mas pode ter diferentes graus de desconforto”, acrescenta.
Será aconselhado Ventura voltar à campanha eleitoral?
O comentador da SIC refere que esta situação pode ser resultado do “fator stress e fator exigência física”.
“Neste quadro que acabamos por ver de agudização que acabamos por presenciar ontem. E certamente que mais tranquilidade, mais descanso, uma dieta mais regrada e algum descanso, volto a sublinhar, seria sempre o mais adequado para uma recuperação completa. Tenho sérias dúvidas que o candidato se possa dar a esse luxo”, indica o comentador da SIC.
#refluxo #gastroesofágico #estará #origem #indisposição #André #Ventura