Com o Sporting campeão, Ruben Amorim e João Pereira também o são. Leões nunca tiveram três treinadores num triunfo no campeonato, só o Benfica o tinha conseguido
É caso inédito: foi a primeira vez em quase 119 anos de história que o Sporting é campeão com três treinadores no banco durante uma época: Ruben Amorim, João Pereira e Rui Borges.
O Benfica também o poderia ter repetido, neste sábado em que se ia decidir o título. Além de Rui Borges e Bruno Lage, havia mais três treinadores interessados nos resultados de Sporting-V. Guimarães e SC Braga-Benfica: Ruben Amorim (defrontou o Chelsea, na sexta-feira, para a Premier League), João Pereira (joga o Alanyaspor-Besiktas, este domingo) e Roger Schmidt (está, para já, sem clube). Goste-se ou não, seriam campeões.
Já por diversas vezes o Sporting o fez com dois — Álvaro Cardoso e Joseph Szabo (1953/1954), Juca e Otto Glória (1961/1962 e 1965/1966), Rodrigues Dias e Fernando Mendes (1979/1980), Giuseppe Materazzi e Augusto Inácio (1999/2000), mas nunca com três.
E aqui é preciso contar a história mais deliciosa, a do campeonato de 1961/1962. Nessa temporada, o Sporting tinha contratado Otto Glória, que se sagrara bicampeão pelo Benfica (1954/1955 e 1955/1956). A equipa, porém, perdera alguns jogadores importantes, como Juan Seminário e Fernando, dupla que, na época anterior, marcara 32 golos. A Direção dos leões prometera a Otto Glória recrutar futebolistas de craveira inquestionável, mas quem chegou foi apenas Pacotti, brasileiro contratado ao Vasco da Gama, mas de mediana categoria.
A época começou com uma eliminação da Taça dos Campeões Europeus pelos então jugoslavos do Partizan. Seguiu-se um empate em casa com o Lusitano de Évora na primeira jornada do campeonato. E Otto Glória, que já afirmara que sem ovos não se faziam omeletas, demitiu-se insatisfeito com algumas criticas que recebera.
Quem o substituiu foi Juca, treinador dos juniores, de apenas 33 anos. E foi campeão nacional, tornando-se o mais jovem técnico de sempre a vencer o campeonato em Alvalade, recorde que ainda se mantém.
Em 1965/1966, deu-se o inverso: Juca começou e foi contratado Otto Glória, com os dois a fazerem dupla no banco do Sporting. No final, mais um campeonato para os leões.
O Benfica era, até agora, a única equipa portuguesa que já venceu um campeonato com três treinadores numa mesma época. Aconteceu em 1967/1968, quando Fernando Riera fez os primeiros sete jogos, seguiu-se Fernando Cabrita com 14 e, por fim, Otto Glória com os últimos cinco. O Sporting (com Ruben Amorim, João Pereira e Rui Borges), repete assim o Benfica de há 57 anos.
)
#Sporting #bicampeão #Saiba #quantas #vezes #campeão #teve #mais #treinador