Com o calor que já se faz sentir, um bom ar condicionado faz sempre falta. Se está a pensar adquirir um sistema destes, deve fazê-lo até ao final do mês, porque depois o valor vai aumentar. Saiba a razão.
IVA de 6% nos ares condicionados vai passar a 23%
A partir de 1 de julho de 2025, a taxa de IVA de 6% aplicada ao ar condicionado (inverter/reversível), bombas de calor, painéis solares (térmicos e fotovoltaicos) e aerogeradores deixa de vigorar e retorna à taxa normal de 23%.
A maioria dos produtos verá o preço final subir cerca de 17 pontos percentuais em IVA, refletidos diretamente nos preços pagos pelos consumidores.
De relembrar que a redução foi introduzida em 2022, com um horizonte inicial de três anos, sem qualquer extensão mencionada no Orçamento de Estado para 2025. Portanto, já está confirmado que termina 30 de junho de 2025.
Se está a planear uma instalação, convém fechar o negócio até ao final do mês para aproveitar o IVA reduzido. Por exemplo, um ar condicionado + instalação que custe 5.000 € (taxa de 6%), passará para 6.150 €, com IVA a 23%.
#Precisa #comprar #condicionado #Façao #até #fim #mês