Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Tecnologia e Ciência > Já experimentou o Veo 3 da Google? Siga estas dicas para melhorar os seus vídeos – Internet

Já experimentou o Veo 3 da Google? Siga estas dicas para melhorar os seus vídeos – Internet

Apresentado em maio, durante a edição de 2025 do Google I/O, o Veo 3 é o mais recente modelo de geração de vídeo da gigante de Mountain View. O modelo passa a estar disponível a partir de hoje em Portugal, através da aplicação do Gemini para assinantes do plano Google AI Pro.

Como explica a Google, o Veo 3 é capaz de gerar vídeos personalizados curtos, de apenas 8 segundos, sendo possível adicionar efeitos sonoros, música e até diálogos a partir dos prompts (ou instruções) dados.

Todos os vídeos criados com o novo modelo têm uma marca de água invisível incorporada, chamada SynthID, assim como uma marca de água visível no canto inferior direito para assinalar que se trata de um vídeo gerado por IA.

Veja o vídeo

O prompt é fundamental para guiar o modelo no processo de criação e, quanto mais claro e descritivo, melhor será o vídeo. Para ajudar os utilizadores a falarem a linguagem do Veo 3, a Google deixa um conjunto de recomendações que deve seguir.

Veja estas dicas para melhorar os vídeos no Veo 3

Quem é a estrela do vídeo?

  • Independentemente de quem escolher para protagonizar o seu vídeo, o importante é que o descreva sem poupar nos pormenores. Por exemplo, se a estrela do seu vídeo é um cão de fato, não diga apenas “cão”. Escreva antes “um golden retriever felpudo de óculos escuros e smoking”.

Onde decorre a ação?

  • É também importante definir um cenário claro onde a ação decorrerá, seja uma “praia tropical no meio de uma tempestade”, uma “nave espacial solitária a flutuar pelo espaço exterior”, ou uma “casa acolhedora e caseira com chuva a bater na janela”?

O que estão a fazer os personagens?

  • Para dar ainda mais ação ao vídeo, não se esqueça de incluir o que o que os personagens estão a fazer. Por exemplo, “a fugir de uma pedra gigante”, a “conversar com plantas”, ou “a dançar como se ninguém estivesse a olhar”.

Que estilo tem o vídeo?

  • Ter uma descrição do estilo ajudará também a definir o ambiente do vídeo. Pode optar por incluir no seu prompt elementos como “estilo anime”, “filme a preto a branco”, “vídeo VHS de 1980”, “claymation”, ou “cinematográfico”

Qual é o tom?

  • Para tornar o vídeo ainda mais personalizado, inclua elementos que façam referência ao seu tom e humor, como “dramático”, “suspense”,“energia caótica”, ou “sitcom dos anos 80”.

Ponha-se no papel de realizador

  • Para dar um toque mais cinematográfico, pode dar instruções adicionais à câmara virtual, mencionando elementos como “grande plano dos olhos da personagem”; “vista aérea, sobrevoando uma floresta ao entardecer”; “panorâmica rápida para acompanhar a ação”, ou “efeito de câmara tremida”. 

Aposte no “superpoder” do som 

  • Com o Veo 3 pode adicionar efeitos sonoros, diálogos, conversas ou até uma narração. Nos seus prompts pode incluir aspectos como “som da chuva a bater num vidro”, “buzinas de carro”, pássaros a cantar alegremente”, ou “efeito sonoro de um assobio”. Para os diálogos é recomensável que dê instruções clara, indicando, por exemplo, se a personagem está a “sussurar nervosamente”, a “gritar com raiva” ou que quer que a narração seja “calma e relaxante”.

O vídeo que gerou não ficou como pretendia? A Google realça que os prompts não podem ser nem demasiado vagos nem demasiado complexos. Tente simplificar ou adicionar detalhes visuais mais específicos para dar ao modelo algo mais concreto com que trabalhar. Por outro lado, se o áudio ficou instável, a tecnológica recomnda que reformule este elemento no seu prompt ou que seja mais claro sobre quem está a falar.

#Já #experimentou #Veo #Google #Siga #estas #dicas #para #melhorar #seus #vídeos #Internet

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *