Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Notícias de meteorologia > Israel anuncia morte do comandante naval do Hamas no norte de Gaza

Israel anuncia morte do comandante naval do Hamas no norte de Gaza

Guerra no Médio Oriente

Os três mortos são Ramzi Ramadan Abd Ali Saleh, que o exército israelita disse ser o comandante da força naval do Hamas no norte de Gaza, Hisham Aiya Atiya Mansour, “vice-chefe da célula de bombardeamento de morteiros”, e Nissim Muhammad Suleiman Abu Sabha, um membro da célula, relata a nota de imprensa.

Israel anuncia morte do comandante naval do Hamas no norte de Gaza

Ohad Zwigenberg

O bombardeamento do café Al-Baqa, na cidade de Gaza, pelo exército israelita na segunda-feira, que vitimou 33 pessoas, matou também um comandante e outros dois membros do grupo islamita Hamas, segundo um comunicado militar divulgado este domingo.


Os três mortos são Ramzi Ramadan Abd Ali Saleh, que o exército israelita disse ser o comandante da força naval do Hamas no norte de Gaza, Hisham Aiya Atiya Mansour,
“vice-chefe da célula de bombardeamento de morteiros”, e Nissim Muhammad Suleiman Abu Sabha, um membro da célula, relata a nota de imprensa.


“O terrorista (Ali Saleh) foi eliminado na cidade de Gaza quando operava numa estrutura com outros terroristas”, disse o exército, embora os meios de comunicação israelitas, como o The Times of Israel, tenham noticiado que a estrutura era o conhecido café à beira-mar da capital de Gaza.


Segundo fontes da área da Saúde do enclave, morreram 33 pessoas no dia do ataque.
O ataque matou um jornalista, Ismail Abu Hatab, e feriu outro repórter, Bayan Abu Sultan. O pugilista Malak Masleh, o futebolista Mustafa Abu Amira e a artista Amina al Salmi foram também identificados entre os mortos.


“Foram tomadas medidas antes do ataque para mitigar o risco de ferir civis, incluindo o uso de munições de precisão, vigilância aérea e informações adicionais”, disse o exército sobre o bombardeamento desse dia.


Uma investigação do jornal britânico Newsportu referiu que a bomba utilizada era uma MK-82 de 230 quilos, fabricada nos Estados Unidos, que descreveu como
“uma arma poderosa e indiscriminada que gera uma enorme onda de choque e espalha estilhaços numa vasta área”.


O Al Baqa é um conhecido café da cidade de Gaza que, devido a ter ligação à internet, era frequentado diariamente por jornalistas, estudantes e outros civis que a ele recorriam como local de repouso por se situar junto ao mar.


A ofensiva israelita contra a Faixa de Gaza já custou a vida a mais de 57.400 pessoas desde o seu início, em outubro de 2023, quando começou como represália ao ataque do Hamas contra o território israelita no dia 07 desse mês, no qual os milicianos mataram cerca de 1.200 pessoas e raptaram outras 251.

#Israel #anuncia #morte #comandante #naval #Hamas #norte #Gaza

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *