Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Rádio e Televisão > O carro mais estreito do mundo? Italiano cria versão do Fiat Panda com apenas 50 centímetros de largura

O carro mais estreito do mundo? Italiano cria versão do Fiat Panda com apenas 50 centímetros de largura

Insólitos

Andrea Marazzi, um engenheiro italiano de 30 anos, criou uma versão modificada do Fiat Panda com apenas 50 centímetros de largura, possivelmente o carro mais estreito do mundo. A criação chamou a atenção num evento dedicado ao Fiat Panda em Itália, e o seu criador já pediu o reconhecimento oficial ao Guinness World Records.

Andrea Marazzi, engenheiro italiano de 30 anos, ao volante do seu Fiat Panda modificado, que poderá tornar-se o "carro mais estreito do mundo".

Andrea Marazzi, engenheiro italiano de 30 anos, ao volante do seu Fiat Panda modificado, que poderá tornar-se o “carro mais estreito do mundo”.

Andrea Marazzi

À primeira vista, pode parecer uma imagem gerada por inteligência artificial (IA), mas é mesmo verdadeira. O “carro mais estreito do mundo” existe e é uma versão totalmente modificada, mas funcional, do clássico Fiat Panda, lançado na década de 1980.

Com apenas 50 centímetros de largura — uma dimensão extraordinariamente estreita para um automóvel — este Fiat Panda azul, equipado com um único farol, consegue transportar dois passageiros: o condutor e um acompanhante.

O carro utiliza o motor de uma scooter, é alimentado por duas baterias, alcança uma autonomia de 25 quilómetros com a carga completa e atinge uma velocidade máxima de 15 km/h.

Andrea Marazzi, o seu criador, utilizou peças de um Fiat Panda de 1993 para construir esta versão que, tal como um carro normal, também usa quatro pneus — dois no eixo dianteiro e dois no traseiro. Pesa 264 quilos, tem 145 centímetros de altura e 340 centímetros de comprimento, segundo o Design Boom.

Descoberto num evento dedicado ao Fiat Panda

Foi na Autodemolizione Marazzi, um ferro-velho da família de Andrea Marazzi, situado na região de Bagnolo Cremasco, que nasceu este curioso automóvel.

A criação de Andrea Marazzi, de 30 anos, roubou todas as atenções no rali “Pandino”, um evento dedicado a este modelo automóvel, que se realiza todos os anos na região com o mesmo nome, na província de Cremona, na Itália.

Não estava nos seus planos participar, mas, como terminou o carro antes do evento, achou que seria o local ideal para mostrar ao mundo a sua recriação do Fiat Panda original.

A caminho do Guinness World Records?

Andrea Marazzi atribui a sua veia inventiva à dislexia. Esta condição causou-lhe várias dificuldades durante a infância e por isso era na oficina da família que gostava de passar horas a inventar novos veículos.

“Se és disléxico, podes ter dificuldades em muitos aspetos, mas também tens uma imaginação mais aberta”, conta o italiano, citado pelo The Times.

Segundo o Design Boom, o italiano fez o pedido oficial para que o seu carro seja reconhecido pelo Guinness World Records como o “carro mais estreito alguma vez construído.”

As suas outras criações incluem uma bicicleta flutuante montada em barris de óleo vazios e um Fiat Panda com rodas de monster truck.

#carro #mais #estreito #mundo #Italiano #cria #versão #Fiat #Panda #apenas #centímetros #largura

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *