Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Notícias gerais > DGArtes: 146 projectos apoiados em Procedimento Simplificado e 292 elegíveis de fora | Política Cultural

DGArtes: 146 projectos apoiados em Procedimento Simplificado e 292 elegíveis de fora | Política Cultural

A Direcção-Geral das Artes (DGArtes) vai apoiar 146 projectos artísticos através do programa de Procedimento Simplificado, mais 22 do que na edição anterior (de 2023), mas deixa de fora 292 candidaturas elegíveis, por ter esgotado o montante global de 690 mil euros.

De acordo com os resultados finais, publicados na página oficial da DGArtes, dos projectos artísticos que vão receber financiamento no Programa de Apoio a Projectos — Procedimento Simplificado, foram apresentadas 492 candidaturas, para uma dotação de 690 mil euros.

Destas, 146 vão receber apoio financeiro, com execução até 31 de Dezembro de 2026. Os resultados divulgados revelam que, do total das 492 candidaturas, ficaram de fora 292 que cumpriam os requisitos, “em virtude de se ter esgotado o montante global disponível”.

Do total de candidaturas apresentadas à DGArtes, foram ainda excluídas 54, por ficarem abaixo dos 60% de pontuação base para receberem apoio (47) ou por os projectos não reunirem os requisitos previstos (sete).

Por domínios de actividade, destacam-se os da criação (com 65 projectos apoiados), da edição (com 25), da circulação nacional (15), das acções estratégicas de mediação (14) e da programação (11).

Contam-se ainda os domínios da investigação, contemplado com sete projectos apoiados, e da formação, com nove.

As áreas artísticas mais representadas são a música e o cruzamento disciplinar (com 44 projectos apoiados cada), seguindo-se o teatro (com 14 projectos apoiados), as artes plásticas (com 13), a dança (com nove), a fotografia (sete), os novos media (cinco), o design e a ópera (cada uma com três projectos apoiados), a arquitectura (com dois) e as artes de rua e o circo (cada uma com um projecto apoiado).

Relativamente à distribuição pelo território, serão apoiados 48 projectos no Norte, 41 na Grande Lisboa, 21 no Centro, dez no Alentejo, dez no Oeste e Vale do Tejo, oito na Península de Setúbal, cinco no Algarve, dois na Região Autónoma dos Açores e um na Região Autónoma da Madeira.

Do total de candidaturas apresentadas, as que vão receber apoio financeiro representam 30%, enquanto as elegíveis, mas não apoiadas, representam quase 60%. As excluídas por não reunirem as condições necessárias para serem elegíveis situam-se nos 11%.

Na segunda-feira, a associação Plateia alertou para os atrasos, “por mais um ano consecutivo”, na divulgação dos resultados dos concursos de Apoio a Projectos e Apoio Simplificado da DGArtes, cujas actividades poderiam iniciar-se em 1 de Julho. O número de projectos apoiados tem vindo a aumentar desde o ciclo de 2021. com PÚBLICO

#DGArtes #projectos #apoiados #Procedimento #Simplificado #elegíveis #fora #Política #Cultural

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *