Já lá vão 3 anos. O conflito começou em 2022 e ainda nos dias de hoje o governo russo diz que é tudo uma operação militar especial. Bem, deixou de ser especial. Já toda gente no mundo considera o conflito como guerra, exceto a Rússia.
O conflito tem ficado mais equilibrado, pois há vários países como a França, a Alemanha, Espanha, Portugal e outros que têm apoiado a Ucrânia. Outros investiram na sua defesa, como alguns países Bálticos e a Polónia.
Os russos começaram a guerra em ofensiva, anexando algum território adentro da fronteira ucraniana. Mas, desde 2023, os ucranianos têm feito várias ofensivas, reconquistando território e já conseguiram conquistar uma região aos russos– Kursk.
Os vários países aliados à Ucrânia já emitiram várias sanções, afetando a economia russa, que está a chegar a um ponto crítico. As muitas baixas russas, tanto de soldados, como de armamento têm vindo a fazer diminuir a capacidade de batalha.
Verificou-se em determinada altura a existência de soldados russos a usar armas da 2.ª Guerra Mundial. Isso não aconteceu com a Ucrânia, porque esta é fortemente ajudada pelos seus aliados.
Eu acho que isto tudo era desnecessário. A Europa vivia um bom período de paz e foi tudo estragado com isto. Embora a guerra ainda esteja intensa vê-se alguma luz ao fundo do túnel, pois estão a decorrer conversações de paz.
Agora tu…
Queremos saber o que andas a ler, a ver no cinema ou o que pensas sobre um tema da atualidade à tua escolha! Envia-nos o teu texto de opinião, a sinopse de um livro ou a crítica de um filme (até 1000 caracteres com espaços) para [email protected]. Não te esqueças de nos fazer chegar uma foto tua!
#guerra #entre #Ucrânia #Rússia