Guerra Rússia-Ucrânia
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, promete uma “grande declaração” sobre a Rússia, mas diz que só a vai revelar esta segunda-feira.
O Kremlin diz que aguarda com frustração a declaração prometida pelo Presidente dos Estados Unidos sobre a Rússia. Fontes diplomáticas adiantaram à CBS News que Trump pondera, pela primeira vez, enviar novos fundos para a Ucrânia.
Suspeitas e apostas que têm ficado no ar. Donald Trump opta por deixar um clima de incerteza ou para o Kremlin até de frustração. Promete uma “grande declaração” sobre a Rússia, mas diz que só a vai revelar esta segunda-feira.
Para além de ser no dia a seguir em que os ministros dos Negócios Estrangeiros da Rússia e da China estiveram reunidos em Shangai, este é precisamente o dia em que o secretário-geral da NATO aterra em Washington para se reunir na Casa Branca. Já se sabe que a crise na Ucrânia vai ser um dos temas de debate.
Donald Trump está mesmo a ponderar autorizar financiamento adicional para a Ucrânia, pela primeira vez desde o início do mandato, contaram fontes diplomáticas à CBS News.
A Casa Branca diz que quer passar uma mensagem de condenação à Rússia pelos ataques das últimas semanas.
Moscovo diz ter capturado duas aldeias em Mykolaiv e Mirne, na região Oeste de Donetsk, no leste da Ucrânia. Esta conquista vai assim permitir o avanço das tropas russas em direção à região vizinha de Dnipropetrovsk.
Do lado de Kiev, a defesa aérea ucraniana diz ter destruído 40 dos 60 drones russos, todos lançados durante a manhã deste domingo.
Quanto aos soldados, o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia, avança que entre mortos, feridos ou incapacitados, a Rússia teve mais de 1200 baixas.
#Trump #pondera #autorizar #financiamento #adicional #para #Ucrânia