Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Política > A cronologia dos migrantes que desembarcaram no Algarve: em cinco anos chegaram pelo menos 147 pessoas

A cronologia dos migrantes que desembarcaram no Algarve: em cinco anos chegaram pelo menos 147 pessoas

08 de agosto 2025 | Praia de Boca do Rio, no concelho de Vila do Bispo

38 pessoas

Uma embarcação de madeira com 38 pessoas a bordo foi detetada esta sexta-feira pelas 20h05 na praia da Boca do Rio, em Vila do Bispo. No grupo há duas crianças.

O alerta foi dado por “um popular que se encontrava nas proximidades” e que informou as autoridades “para a chegada de uma embarcação com migrantes”.

“À chegada ao local, os elementos da Polícia Marítima constataram que as pessoas apresentavam sinais de saúde débil, tendo prontamente auxiliado as mesmas”, pode ler-se no comunicado divulgado até à hora de publicação deste artigo. As autoridades encontram-se “a realizar uma avaliação clínica a estes migrantes e a garantir o fornecimento de água e comida”.

11 de dezembro 2021 | A 55 milhas da costa, entre Tavira e Vila Real de Santo António

37 pessoas

Um navio da marinha mercante alertou o o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) para uma embarcação à deriva a 55 milhas náuticas da costa portuguesa, entre Tavira e Vila Real de Santo António. A Marinha levou a cabo uma operação de resgate e encaminhou as 37 pessoas para Portimão. Por estar em causa um resgate e não um desembarque, que pressupõe uma entrada não autorizada em território nacional, o tratamento jurídico é diferente.

29 de março 2021 | Vila Real de Santo António

3 homens
O grupo foi encontrado e detido no centro da cidade, horas depois de as autoridades terem sido alertadas para uma embarcação abandonada na praia de Santo António.

21 julho 2020 | Ilha do Farol

21 homens
À hora de publicação deste texto ainda não estavam oficialmente confirmadas as idades e nacionalidades dos 21 homens. A embarcação “de madeira” tinha um motor de reserva, traziam alguns telemóveis e comida. Saíram do norte de África.

15 junho 2020 | Praia de Vale do Lobo

22 homens
Foram detetados durante a madrugada ainda antes de chegarem ao destino. Ao contrário do que até então tinha acontecido, nenhum deles pediu proteção internacional a Portugal. Foram presentes ao Tribunal Judicial de Loulé, “tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de instalação em Centro de Instalação Temporária para afastamento de território nacional no âmbito do processo de expulsão por entrada e permanência irregular”.

6 de junho 2020 | Olhão

7 homens
Um barco também com origem em El Jadida trazia sete pessoas a bordo. Tratava-se de um grupo só de homens, com idades entre os 20 e os 30 anos, que foi acolhido pelo Conselho Português para os Refugiados. Todos pediram para serem acolhidos. “Ainda estão à espera para serem ouvidos e aguardam a decisão sobre os pedidos. Mas as audiências já estão marcadas”, garantia o SEF em junho.

29 de janeiro 2020 | Ilhas da Armona e Culatra

11 homens
Um novo barco com 11 marroquinos a bordo chegava ao Algarve. Saíram também de El Jadida e haveriam de desembarcar entre as ilhas da Armona e Culatra. Uma vez mais, marroquinos e com idades entre os 21 e 30 anos. “No dia seguinte à chegada já oito tinham desaparecido, não estariam em Portugal”, confirmou o SEF. Nenhum deles chegou a ser ouvido em tribunal. Os outros três pediram asilo mas foi recusado.

10 de dezembro de 2019 | Monte Gordo

8 homens
O primeiro barco de madeira partiu de El Jadida na noite de 8 de dezembro, um domingo. Oito homens (um de 16 anos, outro de 18, dois de 19, outro de 21, dois de 22 e um de 26) fizeram a viagem com sete bidões de combustível, um bote redondo, pouca comida (10 quilos de maçãs e cinco de amêijoas), mochilas com uma muda de roupa para cada um e barbatanas. Fizeram a travessia na velha embarcação, apenas com um GPS “fraquinho” – pouco mais de dois dias depois chegaram à Praia de Monte Gordo.

Todos eles quiseram pedir asilo em Portugal. Apenas um, o jovem de 16 anos, teve o pedido aceite. Os restantes foram recusados e entretanto cinco homens estão desaparecidos enquanto dois recorreram da decisão do tribunal, informa o SEF.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

#cronologia #dos #migrantes #desembarcaram #Algarve #cinco #anos #chegaram #pelo #menos #pessoas

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *