Meteorologia
O climatologista Mário Marques dá conta das previsões meteorológicas, com a indicação de alguma precipitação, em especial no interior do país. Esta terça-feira vai continuar a ser um dia com temperaturas muito elevadas, que deverão começar a descer nos próximos dias.

Loading…
Oito distritos estão sob aviso laranja por causa do calor até quinta-feira. Hoje pode chover e até trovejar, em especial no interior do país. De acordo com o climatologista Mário Marques, “os aguaceiros serão muito pontuais e fracos, localmente poderá existir um ou outro mais intenso”.
“O ‘timing’ será mais entre madrugada do dia de amanhã, entre as 2 da manhã e as 6, 7 da manhã, mas serão muito localizados. Estes aguaceiros não têm um cariz de frontalidade, são consequência de uma superfície frontal de fraca atividade, mas existe aqui um desgastar dessa atividade à medida que ela vai entrar no território”, refere.
Quanto às previsões de vento, que tem dificultado o trabalho dos operacionais mo terreno, sobretudo quando as temperaturas aumentam ao longo do dia, como será o caso desta terça-feira, em que as previsões apontam para valores de máxima que podem chegar aos 44 graus, Mário Marques aponta para uma situação de acalmia.
“De uma forma geral em todo o território o vento está calmo e vai continuar calmo durante todo o resto da semana. A humidade relativa aumentou ligeiramente, portanto há uma recuperação noturna e também as temperaturas hoje, sobretudo no Noroeste, irão descer ligeiramente, não muito, mas sobretudo no dia de amanhã teremos uma descida mais acentuada e a humidade irá aumentar juntamente com a entrada dessa linha de alguma instabilidade muito fraca durante a madrugada”, explica Mário Marques.
#Chuva #para #quando #onde #Aguaceiros #geral #pontuais #fracos #localmente #podem #ser #mais #intensos