Guerra Rússia-Ucrânia
Zelensky destacou o tom construtivo da reunião entre uma delegação de Kiev, liderada pelo secretário de Estado do Conselho de Segurança Rustem Umerov, e representantes norte-americanos chefiados pelo secretário de Estado Marco Rubio, na Florida.
O Presidente Donald Trump cumprimenta o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, na Casa Branca, segunda-feira, 18 de agosto de 2025, em Washington.
Julia Demaree Nikhinson / AP
“É importante que haja um tom construtivo na conversa e que todas as questões tenham sido abordadas abertamente e com o objetivo de garantir a soberania e os interesses nacionais da Ucrânia”, escreveu Zelensky na plataforma Telegram sobre o diálogo relativo ao plano de paz mantido entre Kiev e Washington.
“Agradeço aos Estados Unidos, à equipa do Presidente [Donald] Trump e ao próprio Presidente pelo tempo que estão a dedicar com tanta intensidade à definição dos passos para o fim da guerra. Continuaremos a trabalhar”, acrescentou Zelensky depois de ter sido informado sobre os resultados do encontro entre a delegação liderada pelo secretário de Estado do Conselho de Segurança da Ucrânia, Rustem Umerov, e os representantes norte-americanos.
O chefe de Estado ucraniano, que escreveu a sua mensagem depois de ter sido informado sobre aquilo a que chamou “os principais parâmetros do diálogo, os pontos altos e alguns resultados”, especificou que espera um “relatório completo” da delegação, que lhe será entregue numa reunião privada.
Na reunião realizada na Florida entre a delegação liderada por Umerov e o grupo de representantes dos Estados Unidos, chefiado pelo secretário de Estado norte-americano Marco Rubio, ambos os lados discutiram o plano de paz para pôr fim à guerra, iniciada pela invasão russa em fevereiro de 2022.
Após a reunião, o próprio Rubio observou que a sessão de trabalho foi “produtiva e útil”, mas que “ainda há muito trabalho a fazer”.
“Acredito que foram alcançados novos progressos”, declarou Rubio após o encontro com Umerov.
#Zelensky #destaca #diálogo #construtivo #Estados #Unidos #sobre #plano #para #pôr #fim #guerra