Repórteres do Mundo
O edifício em Okemos, no Michigan, deveria pertencer à Administração da Segurança Social. Os repórteres da CBS estiveram no local à procura do edifício que ninguém sabe onde fica. O morango mais caro do mundo está à venda em Los Angeles. Apesar do preço exorbitante, está quase sempre esgotado. O que terá de especial este morango de luxo? Estas duas das reportagens em destaque no Repórteres do Mundo.
Trezentos metros quadrados que custariam aos contribuintes dos Estados Unidos mais de 100 mil euros por ano. Esta é uma das poupanças prometidas pelo Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) gerido por Elon Musk. O edifício em Okemos, no Michigan, deveria pertencer à Administração da Segurança Social. O problema é que em Okemos, no Michigan, não há um edifício da Segurança Social.
Os repórteres da CBS estiveram no local à procura de um edifício que ninguém sabe onde fica. Pediram ajuda às autoridades locais, aos moradores e aos empresários de Okemos e o resultado foi sempre o mesmo: nada.
Quando questionada, a Administração da Segurança Social não forneceu uma morada para o edifício, mas disse à CBS News, numa declaração por e-mail: “Estamos a trabalhar para rever os nossos contratos de arrendamento e garantir que são utilizados de forma eficiente. A maioria dos contratos que não estamos a renovar são para pequenos locais remotos que estão localizados junto a outros espaços federais.”
Noutro município vizinho, Lansing, a Segurança Social continua aberta e a funcionar. Os moradores dizem estar satisfeitos por receber ajuda, mas temem ser vítimas de outros cortes governamentais.
Tortura no Bangladesh: “Destapei os olhos e voltei a ver o mundo… depois de 5 anos e 4 meses”
Michael Chakma, ativista pelos direitos dos indígenas, foi preso em nome de uma alegada batalha contra o terrorismo. Esteve fechado mais de 5 anos numa cela sem ver a luz do sol. Pediu muitas vezes que lhe dessem um tiro e o matassem. Um dia os guardas vendaram-no e largaram-no no meio de uma floresta. Não consegue falar do momento em que teve coragem para tirar a venda, sem se emocionar.
As lágrimas de Michael Chakma repetem-se nas histórias dos que sobreviveram aos centros de detenção secretos do Bangladesh. Os investigadores dizem o regime agora deposto fez tudo para “esmagar” a oposição. Os comandantes das forças de segurança detidos garantem ter obedecido às ordens da primeira-ministra Hassina.
Para muitas famílias a tortura não terminou. Perderam o rasto a pais, filhos ou irmãos.
“Se ele não está vivo, onde colocaram o corpo? Não sei qual é o local para ir lá e rezar.”
Testemunhas garantem que muitas das vítimas do regime da primeira-ministra Hassina foram mortas a tiro e atiradas para os rios do Bangladesh. Os corpos terão sido amarrados a sacos de cimento para se afundarem.
No supermercado do futuro não há códigos de barras e as balanças conhecem a fruta
A forma como fazemos compras no supermercado está prestes a mudar. Há uns anos, ninguém imaginava que poderíamos passar os códigos de barras das nossas próprias compras na caixa. Agora, a tecnologia mostra que a tarefa vai ser ainda mais simples.
Na Alemanha, os donos dos supermercados queixam-se que a falta de funcionários os obriga a fechar as lojas mais cedo. E os clientes queixam-se de ter pouco tempo para fazerem as compras.
“Em todos os lugares, há sinais a informar que o balcão teve de fechar porque não havia funcionários. Mas todos queremos poder fazer compras até mais tarde.”
Ilhami Cantadurucu, especialista em Inteligência Artificial, explica: “A IA pode identificar alguém que sai sem pagar e enviar uma mensagem para o funcionário: atenção, corredor 3, 7 ou onde for. Ou talvez enviar um pequeno vídeo para o tablet ou o telemóvel que mostra o artigo que foi roubado.”
Mais há mais: etiquetas de preço transformadas em ecrãs com publicidade personalizada, ou televisões que nos sugerem o leite quando escolhemos uma embalagem de cereais.
Pagaria 18 euros por um morango?
O morango mais caro do mundo está à venda em Los Angeles, nos Estados Unidos. Apesar do preço exorbitante, está quase sempre esgotado. 500 destes morangos foram vendidos em menos de dois dias. O que terá de especial este morango de luxo?
É vendido em cima de uma almofada macia e dentro de uma caixa de plástico, pouco elegante. Tem um aspeto perfeito. Mas será que se sente o sabor do luxo?
#ordem #Musk #para #fechar #edifício #não #existe #supermercados #futuro #morangos #luxo