Os efeitos do “apagão” ainda se fazem sentir no aeroporto de Lisboa neste terça-feira, com vários voos previstos a verem a sua partida cancelada. Entre as seis da manhã e o resto desta terça-feira contabilizam-se neste momento 29 cancelamentos, segundo os dados da ANA – Aeroportos, envolvendo diversas companhias aéreas, desde a TAP até à Delta, passando por outras como a Ryanair, Easyjet e Emirates.
A maior parte dos cancelamentos ocorrem entre as seis e as 12 horas, mas alargam-se até, por exemplo, às 16h20, hora a que em circunstâncias normais haveria um voo da TAP para Bruxelas. Há, também, cancelamentos de chegadas, como o voo da TAAG com origem em Luanda e que devia chegar pelas 7h.
Na comunicação que fez ontem ao país, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, afirmou que o regulador da aviação civil, a ANAC, tinha dado autorização extraordinária para a realização de voos nocturnos de modo a ajudar a normalizar a situação. Houve, por exemplo, aviões a levantar voo na Portela pouco depois das quatro da manhã, como o caso do voo da TAP para Paris, ou o da TAP para Londres, que estava previsto partir às 3h45 e acabou por sair às 6h23.
Com um largo número de voos sem se realizarem, e vários voos afectados, companhias aéreas, a ANA e a ANAC pediram ontem para os passageiros não se deslocarem para o aeroporto sem primeiro terem informações actualizadas sobre a sua viagem (aviso que a TAP ainda mantém no seu site). Pelas 19 horas, ainda antes da reposição da energia em Lisboa, ANA informou que tinham apenas “chegado quatro voos e partido outros quatro” nas duas horas anteriores, e que não se previam novas partidas pelo menos até às 22 horas.
“Os passageiros que estão no aeroporto estão a ser apoiados pelas equipas da ANA no terreno, prestando a informação possível e distribuindo água e bens alimentares. Também está ser preparada logística de apoio para quem precisar de ficar a passar a noite no terminal”, afirmou a empresa.
No aeroporto do Porto e Faro a operação continuava a decorrer “com as limitações decorrente da situação, estando a ser recebidos voos divergidos de Lisboa”.
#Aeroporto #Lisboa #vários #voos #cancelados #esta #terçafeira #Apagão