O Al Hilal, clube saudita orientado pelo português Jorge Jesus, anunciou nesta sexta-feira a saída do treinador de 70 anos. O técnico fica, assim, livre para poder assumir a selecção brasileira de futebol, cargo ao qual tem vindo a ser associado nas últimas semanas.
Com o clube afastado da Liga dos Campeões asiáticos (perdeu nas meias-finais) e com vida difícil no campeonato na luta pelo título saudita (ocupa o segundo lugar, a seis pontos do líder, o Al-Ittihad), Jorge Jesus abandona o projecto que (re)iniciou em 2023 – já tinha treinado o Al Hilal em 2019-20.
?? Al-Hilal and Jesus agree to terminate the contractual relationship ?? pic.twitter.com/83YT3DLrtt
— AlHilal Saudi Club (@Alhilal_EN) May 2, 2025
“A direcção do Al Hilal acordou com o treinador português da equipa principal, Jorge Jesus, terminar a relação contratual entre as partes. A direcção agradece os esforços feitos pela equipa técnica desde a época passada e decidiu nomear Mohammed Al-Shalhoub para comandar a primeira equipa na Liga saudita”, pode ler-se no comunicado do clube.
Jorge Jesus tinha contrato com o Al Hilal até Junho de 2026 e terá agora direito, segundo a imprensa saudita, a uma indemnização de 1,8 milhões de euros. Para trás, deixa alguns troféus, a começar pelo campeonato a época passada, e um recorde de 34 vitórias consecutivas.
Certo é que o experiente técnico português está agora livre para assumir um novo projecto, numa altura em que o seu nome tem sido associado com insistência à selecção do Brasil. Jesus, de resto, não escondeu a “ambição” de um dia poder treinar a selecção brasileira, embora reconhecesse, no ano passado, em entrevista ao Maisfutebol, ser um cenário difícil.
O legado que deixou no futebol brasileiro, porém, será seguramente um trunfo. Ao comando do Flamengo, entre 2019 e 2020, o técnico amadorense conquistou um campeonato, uma Supertaça, uma Taça dos Libertadores e uma Supertaça sul-americana, deixando também um rasto de futebol atractivo, que convenceu muitos adeptos.
Neste processo de escolha do novo seleccionador do Brasil, que sucederá a Dorival Júnior, o nome de Carlo Ancelotti foi recentemente dado como praticamente fechado, mas o acordo acabou por não avançar e a hipótese Jorge Jesus voltou a ser aventada.
#Hilal #anuncia #saída #treinador #Jorge #Jesus #Seguese #Brasil #Futebol #internacional