Mundo
O exoplaneta é denominado de 2M1510 (AB) b. Foi descoberto a partir de observações com o telescópio VLT, operado pelo OES a partir do Chile. O investigador português, Alexandre Correia, diz que a descoberta coloca em causa muitas teorias de formação planetária.

Observatório Europeu do Sul
Uma equipa de astrónomos, incluindo o português Alexandre Correia, detetou pela primeira vez um planeta extrassolar com uma órbita de trajetória perpendicular à órbita das suas duas “estrelas” hospedeiras, anunciou esta quarta-feira o Observatório Europeu do Sul (OES).
O planeta em causa, denominado 2M1510 (AB) b, orbita um par de anãs castanhas jovens – corpos celestes maiores que planetas gasosos como Júpiter, mas demasiado pequenos para serem estrelas propriamente ditas.
A equipa descobriu o exoplaneta a partir de observações com o telescópio VLT, operado pelo OES a partir do Chile, quando “refinava os parâmetros orbitais e físicos” das duas anãs castanhas, detetadas pela primeira vez em 2018, segundo uma nota do OES.
Os astrónomos “observaram a trajetória orbital das duas ‘estrelas’ a ser empurrada e puxada de forma invulgar, o que os levou a inferir a existência de um exoplaneta com este estranho ângulo orbital”, adianta o OES, assinalando que as duas anãs castanhas “eclipsam-se uma à outra quando observadas a partir da Terra”, um fenómeno raro.
O trabalho, no qual participou Alexandre Correia, da Universidade de Coimbra (UC) e do Observatório de Paris, em França, foi divulgado na publicação científica Science Advances.
O investigador e professor da UC disse à Lusa que a descoberta coloca em causa muitas teorias de formação planetária, que preveem que os planetas se formam num disco de gás e poeira que se encontra no mesmo plano da órbita das estrelas.
Alexandre Correia contribuiu, em particular, para “o estudo da estabilidade do sistema” 2M1510 e para “a derivação das equações matemáticas obtidas a partir das leis da física” que permitem compreender como se movimentam o planeta e as duas anãs castanhas.
#Astrónomos #incluindo #português #descobrem #planeta #órbita #perpendicular #das #suas #estrelas