Guerra Rússia-Ucrânia
Explicador
O Presidente da Ucrânia alertou para possíveis ataques promovidos por Putin na Rússia, durante a visita de Xi Jinping , para depois tentar culpar a Ucrânia. Carlos Mendes Dias avalia esta informação no habitual explicador, no Jornal do Dia.
O Presidente chinês vai esta semana visitar a Rússia durante quatro dias. Xi Jinping vai participar nas comemorações do octogésimo aniversário da derrota da Alemanha Nazi. Esta visita, confirmada pela Rússia e pela China, quer aprofundar a parceria estratégica com a Rússia. Entretanto, Volodymyr Zelensky avisou sobre possíveis ataques na Rússia durante este período – promovidos por Putin, que depois poderá tentar culpar a Ucrânia. São temas em análise no habitual explicador do coronel Carlos Mendes Dias.
“Do meu ponto de vista, não faz sentido nenhum. Isto é, independentemente da circunstância. A ida de altos dignitários às cidades é também um seguro para quem recebe”.
Imagine, o Presidente chinês sofre e a China declara guerra à Ucrânia (…) Claro, obviamente. Podemos todos encenar. Desde que nós inventámos os placares, estamos sempre a fazer cenários”, considera o comentador da SIC.
Carlos Mendes Dias desmonta, assim, a eventual hipótese levantada pelo Presidente ucraniano.
Este é um dos temas em foco no explicador desta segunda-feira, no qual o coronel Carlos Mendes Dias também faz um ponto de situação da guerra no terreno.
#Aviso #Zelensky #para #ataques #promovidos #por #Putin #Rússia #não #faz #sentido #nenhum