País
Entrevista SIC Notícias
Em entrevista à SIC Notícias, o antigo deputado e dirigente da Iniciativa Liberal garante que não se vai candidatar à liderança do partido, até porque a IL tem “pessoas bastante capazes”, considera.
Rui Rocha anunciou no sábado a demissão da liderança da Iniciativa Liberal e começam já a apontar-se alguns nomes para a sucessão. Um deles não é, no entanto, Bernardo Blanco, que garantiu à SIC Notícias que não se vai candidatar.
“Acabei de sair do Parlamento, não faria sentido concorrer. Estou em três desafios profissionais no setor privado, não é o meu tempo. O partido tem pessoas bastante capazes”, afirma.
São elas Carlos Guimarães Pinto, Mariana Leitão e Mário Amorim Lopes. No entanto, Bernardo Blanco não acredita que o primeiro ‘alinhe’. “Tem ótimas qualidades, mas não quer assumir funções partidárias”.
O dirigente considera ainda que o partido deve refletir sobre o que correu mal na campanha, mas aponta já a “excessiva colagem à AD” como uma das falhas.
“O Partido deve defender as suas ideias, tem de haver uma diferenciação face à proposta política da AD, senão obviamente as pessoas vão preferir o original à cópia”, aponta.
Sobre Rui Rocha, destaca a ponderação, seriedade e ambição, considerando que fez uma “análise correta”.
“A IL é um partido exigente e isso vê-se nesta decisão. (…) Basta comparar com o BE, que caiu para um deputado e a sua líder não se demitiu. A IL cresceu para nove [deputados], o líder diz que ficou aquém e prefere dar lugar a outro”, sublinha.
“É o tipo de ambição que esperamos para o país, sei que é raro na política.”
#Bernardo #Blanco #não #entra #corrida #liderança #mas #revela #nomes #apoiaria