Os artigos da equipa do PÚBLICO Brasil são escritos na variante da língua portuguesa usada no Brasil.
Acesso gratuito: descarregue a aplicação PÚBLICO Brasil em Android ou iOS.
Os brasileiros têm feito a diferença em Portugal, acredita o embaixador do Brasil no país europeu, Raimundo Carreiro. “Os brasileiros têm dado excelente contribuição para Portugal. Por onde quer que eu ande, e viajo muito pelo interior, há sempre alguém ressaltando a importância da presença dos brasileiros. Os presidentes das Câmaras Municipais afirmam que 10% dos alunos da rede pública são brasileiros. Se vou para alguma empresa, lá ressaltam que 10% dos trabalhadores são brasileiros. Em universidades, como a da Beira Interior (Covilhã), milhares de estudantes são brasileiros” diz. “Da mesma forma, vemos os portugueses que vivem no Brasil contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país”, acrescenta.
Carreiro participou, nesta segunda-feira (14/03), da cerimônia religiosa que celebrou os 525 anos da realização da primeira missa no Brasil, em Santa Cruz Cabrália, Sul da Bahia — a cruz utilizada naquela ocasião esteve presente no ato litúrgico comandado por Dom Manuel Sousa Valério, patriarca de Lisboa, na sede da embaixada. “Aproveitamos o primeiro dia da Semana Santa para comemorarmos os 525 anos da primeira missa no Brasil e os 200 anos da assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Aliança entre Brasil e Portugal e para abençoar a embaixada, que foi reinaugurada em janeiro (depois de passar por um processo de revitalização)”, frisa.
Na avaliação do embaixador, o impacto econômico da presença cada vez maior dos brasileiros em Portugal tem sido expressivo. “Basta olharmos para o mercado de trabalho (entre os estrangeiros, os brasileiros só não são maioria na construção civil e na agricultura), para a Segurança Social (em 2023, os brasileiros contribuíram com mais de 1 bilhão de euros ou R$ 6 bilhões e, no ano passado, com quase 1,4 bilhão de euros ou R$ 8,4 bilhões) e para a demografia (desde 2019, a população de Portugal voltou a crescer, depois de uma década em retração)”, lista. “Esses fatos são inegáveis”, emenda.
Integração maior
Para Carreiro, ainda é preciso dar passos mais amplos na integração dos brasileiros em Portugal. Recentemente, a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) divulgou os novos números sobre os imigrantes que moram em Portugal — mais de 1,5 milhão —, mas não os detalhou por nacionalidade. Em dezembro de 2023, pelos cálculos do Itamaraty, a comunidade brasileira em Portugal era formada por 513 mil cidadãos. A perspectiva é de que essa população tenha superado os 700 mil. “Nosso trabalho é de proteger essa comunidade e lutar pelos interesses do Brasil”, assinala.
Do ponto de vista de governos, o embaixador afirma que Brasil e Portugal estão muito próximos, pois há oportunidades para os dois lados. “Para investimentos de brasileiros em Portugal e de portugueses no Brasil”, diz. Ele ressalta que as relações entre os dois países são de Estado, ou seja, independem do Governo de plantão. “Há um potencial grande a ser explorado pelos empresários brasileiros em Portugal, de olho na Europa. E um amplo mercado no Brasil a ser aproveitado, com segurança, pelos investidores portugueses”, complementa.
#Brasileiros #têm #dado #excelente #contribuição #para #Portugal #afirma #embaixador #Diplomacia