A Comissão Europeia propôs contra tarifas de 25% sobre uma série de bens norte-americanos esta segunda-feira em resposta às taxas sobre o aço e o alumínio impostas pela Administração Trump. As tarifas sobre alguns bens vão entrar em vigor a 16 de maio e outras mais tarde, a 1 de dezembro, de acordo com um documento a que a Reuters teve acesso.
As tarifas agora propostas ainda não são uma resposta concreta às tarifas recíprocas divulgadas pela Administração Trump na quarta-feira e que implicam uma taxa de 20% sobre as exportações da UE para os EUA, mas sim sobre as tarifas anunciadas pelos EUA sobre o aço e o alumínio.
O comissário europeu para o Comércio disse esta segunda-feira que estas tarifas de retaliação terão um impacto menor do que os 26 mil milhões de euros inicialmente estimados.
A lista de produtos norte-americanos a taxar pela UE é abrangente e inclui diamantes, soja, salsichas, fio dental, frutos secos e outros. Contudo, face à lista inicial, foram retirados produtos como o bourbon, o vinho e laticínios.
As taxas inicialmente previstas pela UE sobre o bourbon levaram Donald Trump a ameaçar o bloco com uma tarifa de 200% sobre as bebidas alcoólicas europeias, o que levou a uma queda acentuada do setor em bolsa.
#Bruxelas #propõe #tarifas #retaliação #sobre #EUA #por #causa #aço #alumínio #União #Europeia